Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Feira Internacional de Cafés Especiais será realizada em outubro, em Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná

A 11ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé) será realizada de 3 a 5 de outubro, no Centro de Eventos de Jacarezinho, e oferecerá aos visitantes, de forma gratuita, conteúdos e experiências sobre o que há de mais novo na cafeicultura. Na programação, palestras, workshops, laboratórios de experimentação e sessões de degustação de café. A expectativa é de que, em 2018, a feira receba mais de 3,5 mil visitantes.

O consultor e gestor do projeto Cafés Especiais do Sebrae/PR, Odemir Capello, afirma que a Ficafé estará focada em tecnologia e qualidade da produção. O processo do café cereja descascado, para uma bebida mais delicada e doce, tem sido ampliado no Norte Pioneiro, graças a programas conduzidos pela entidade, como o 100% Qualidade. A temática continuará em pauta nesta edição da feira. “Vamos levar o que existe de mais tecnológico para essa categoria de processamento”, adianta.

Capello ressalta a realização do tradicional Concurso de Qualidade de Cafés “Sabores do Norte Pioneiro do Paraná”, que promete ter excelentes cafés nesta edição, graças ao clima e ao trabalho de preparação feito com os cafeicultores da região. Para a Ficafé 2018 são esperadas caravanas de cafeicultores de outros estados, como São Paulo. O consultor lembra que o evento funciona como uma vitrine para a divulgação da Indicação Geográfica do café especial produzido no Norte Pioneiro.

A temática do evento ainda envolverá discussões sobre o universo feminino dos cafés especiais, nutrição para a produção dos grãos, manejo de broca, meio ambiente, entre outros. Durante os três dias, os visitantes poderão participar do Curso de Torra de Cafés Especiais oferecido pelo Senar-PR. Também ocorrerá a etapa final e premiação dos cafés especiais participantes do concurso e o leilão dos lotes.

Segundo o presidente da Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), Paulo Frasquetti, ao longo dos últimos anos, a Ficafé tem trazido muito conhecimento aos cafeicultores, especialmente com a participação de palestrantes de renome nacional na área. Maquinários e inovações para a cafeicultura também estão entre os destaques da feira, na avaliação dele. “O concurso também tem dado uma visibilidade grande ao Norte Pioneiro”, acrescenta.

O presidente da Cooperativa de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Cocenpp), Ricardo Batista dos Santos, diz que a expectativa em relação ao concurso é muito boa. “O clima tem ajudado muito. No ano passado, tivemos uma florada muito uniforme e este ano o inverno está seco e isso ajuda, vai aumentar a qualidade dos cafés”, avalia. Ele também destaca a importância de a feira levar conhecimento sobre a diversificação de culturas, já que o Norte do Paraná sofre com geadas e não existe seguro para lavouras de café. “Os produtores precisam ter outras fontes de renda”, enfatiza.

A feira vai extrapolar os temas relacionados ao café. A programação inclui exposição e palestras sobre fruticultura e avicultura, como alternativa aos cafeicultores, que serão incentivados a trabalhar com a diversificação de culturas para gerar mais renda nas propriedades ao longo de todo o ano.

Ficafé 2018

A Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé) foi criada com o objetivo de ser a vitrine dos cafés especiais produzidos na região. O evento é realizado anualmente em Jacarezinho. Neste ano, a Ficafé ocorre de 3 a 5 de outubro no Centro de Eventos de Jacarezinho. Durante este período, produtores e compradores de café estarão reunidos para rodadas de negócios, e poderão conferir uma exposição de máquinas e equipamentos para a cafeicultura, degustar cafés especiais, participar de workshops, palestras e estreitar relacionamentos com os membros dessa importante cadeia produtiva. A visitação é gratuita.

A Ficafé 2018 é uma realização do Sebrae/PR, Acenpp, Cocenpp, Indicação de Procedência do Norte Pioneiro do Paraná, com apoio da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Governo do Paraná, Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab), Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Jacarezinho, Sistema Faep (Senar, Faep e Sindicato Rural), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEANP), Probat, Vonder, Syngenta, Emater,  Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Cocamar, Fecomércio PR, Sesc, Senac, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR), BUNN, Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), nucoffee, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Yara, Astoria, KO, California, Capricórnio, Condesa Co-Lab. Para conferir a programação completa, acesse www.ficafe.com.br.

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.