Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Maior evento paranaense do segmento acontece de 5 a 7 de novembro, em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, e deve reunir aproximadamente 4 mil produtores, lideranças, compradores, empresários e especialistas

Está tudo pronto para mais uma edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte do Paraná (Ficafé 2014). O maior evento de cafés especiais no Estado acontecerá no Centro de Eventos de Jacarezinho nos próximos dias 5, 6 e 7 de novembro. Durante três dias, a cidade, no norte pioneiro paranaense, se transformará na Capital do Café.  Nesta sétima edição, são esperados cerca de 4 mil visitantes, dentre produtores, lideranças, compradores, empresários e especialistas do segmento.

A Ficafé, uma realização da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp) e do Sebrae/PR, nasceu para dar visibilidade ao Projeto de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, que começou em 2006, fruto de uma cooperação entre produtores da região e instituições de apoio, como Sebrae, Faep, Senar, Emater, Iapar, Ministério da Agricultura, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do  Paraná, IAP, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, CREA, Amunorpi, Emater, Sicredi, Sicoob, Unimed e Instituto Federal-Sul de Minas.

Em 2012, o café produzido pelos associados da Acenpp foi o primeiro produto paranaense a conquistar a Indicação Geográfica de Procedência (IGP), o que tem garantido ainda mais visibilidade e mais mercado aos grãos produzidos na região. “A Ficafé é um evento único, que evolui a cada edição. Neste ano, vamos focar na qualidade, queremos mostrar e estimular os produtores a tornar o Norte Pioneiro em 100% qualidade”, afirma Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR e gestor do Projeto de Cafés Especiais.

De acordo com Capello, a Ficafé trabalhará questões como a introdução de novas tecnologias, a exemplo do estímulo a substituição do sistema natural de cafés para a produção de café cereja descascada, o que reduzirá o risco de perdas de qualidade com chuvas, melhorando dessa forma os resultados obtidos na colheita. A produção de café cereja descascado (a) é uma iniciativa bem-sucedida em países produtores do grão como a Colômbia e a Costa Rica. “A Acenpp e o Sebrae/PR já trabalham a ideia com aproximadamente 70 propriedades da região, reunidas em núcleos”, informa Odemir Capello.

A experiência, com foco na nova tecnologia, ainda é incipiente, mas, de acordo com o Sebrae/PR, tem se mostrado eficiente, já que muitas das propriedades têm se valido de programas como o Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia, para melhorar suas produções e a qualidade de suas propriedades. O Sebraetec oferece subsídios de até 80%, não reembolsáveis, no financiamento de projetos com foco em inovação e tecnologia.

Para o presidente da Acenpp, Cleomilson Serafim, a Ficafé já se consolidou como o evento mais importante do setor cafeeiro do estado do Paraná e responde pelo estímulo à produção de cafés especiais e certificados na região, com uma programação técnica de excelência, por meio de palestras, minicursos, workshops apresentados por profissionais reconhecidos pelo mercado, trazidos dos melhores centros de pesquisa da cafeicultura nacional e internacional.

A feira, no seu entendimento, é também uma excelente plataforma comercial. “O evento traz um ambiente que permite a aproximação entre fornecedores, produtores e compradores de cafés especiais nas rodadas de negócios.” O espaço, reforça Serafim, apresenta uma área de exposição de máquinas, equipamentos, produtos e serviços que coloca o produtor em contato com as inovações tecnológicas do setor. “A Ficafé proporciona aos participantes uma programação diferenciada, com informações inovadoras, levando o visitante a uma imersão no mundo do café, promovida por minicursos sobre os atributos da bebida, em suas salas degustação”, assinala o dirigente.

Degustação e concurso

Os sabores e aromas dos cafés especiais produzidos pelos produtores da Acenpp podem ser apreciados durante o evento na cafeteria instalada na área de exposição da feira. As degustações são uma espécie de “vitrine” para apresentar ao público o produto que será comercializado nas rodadas de negócios. “O evento é uma ferramenta de marketing para evidenciar a qualidade e os atributos únicos dos grãos da região, como uma forma de valorizar o produto”, ressalta Odemir Capello, do Sebrae/PR.

Os produtores do Projeto de Cafés Especiais já estão se preparando para a grande atração da Ficafé 2014, e as amostras para o II Concurso de Cafés Especiais da Acenpp já estão sendo analisadas. O concurso visa à seleção de cafés de alta qualidade, adequados para o mercado de cafés especiais, e serão comercializados por meio de leilões que serão organizados durante a feira.

Mais mais informações, Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp) http://www.acenpp.com.br/ficafe/2014

Leandro Donatti/Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.