Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento que será realizado no dia 11 de junho, em Carambeí (PR), pretende identificar as dificuldades e oportunidades para promover a melhoria do ambiente de inovação nas diversas regiões brasileiras

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove no próximo dia 11 de junho, em Carambeí (PR), o primeiro Fórum Regional de Inovação Agropecuária (FIA). O evento pretende identificar as dificuldades e oportunidades para promover a melhoria do ambiente de inovação nas diversas regiões brasileiras.

Cerca de 67% das propriedades agrícolas do país usam algum tipo de tecnologia, seja na área de gestão dos negócios ou nas atividades de cultivo e colheita da produção.
O encontro será aberto pelo secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI) do Mapa, Fernando Camargo, e contará com a palestra do conselheiro agrícola da Embaixada do Reino Unido dos Países Baixos, Bert Rikken, entre outros.
Fernando Camargo explicou que o Brasil tem um grande desafio nos próximos anos que é o de aumentar em cerca de 70% a produção agrícola nacional. “Não vamos conseguir atingir esta meta apenas aumentando a produtividade, sem necessariamente elevar a área plantada. E como vamos vencer este desafio? Com tecnologia e inovação”, disse o secretário.
Ele adiantou que o FIA pretende apresentar as principais demandas de inovação para melhorar a produtividade da agricultura brasileira. “Com isso, a contribuição de países que já estão na vanguarda no processo de inovação agrícola poderá ser indispensável na agregação de novas tecnologias no processo agrícola nacional”.

O diretor de Inovação Agropecuária da SDI/Mapa, Luís Cláudio França, destacou que os principais gargalos para Agricultura 4.0 vai da conectividade no campo as dificuldades de novos arranjos financeiros para aquisição de equipamentos e serviços, incluindo a dificuldade de mão de obra qualificada e os altos custos de hardware e softwares.
“Quando o produtor quer algum tipo de informação tecnológica, ele é quase que obrigado a ir até uma cidade mais próxima para poder ter uma conectividade, poder entrar em contato com algum especialista. O que queremos é que as empresas, universidades ou institutos tecnológicos possa ajudar o agricultor no campo e em tempo real, de forma que ele possa identificar uma determinada praga e naquele momento ele já tirar suas dúvidas de como agir, para poder eliminar aquela praga e não deixar que ela se propague dentro do seu campo”. É o chamado assistência técnica ou extensionismo virtual.

Serão realizados outros fóruns regionais de Inovação Agropecuária nas cinco regiões do território brasileiro que servirão de modelos preparatórios para o lançamento e execução do Fórum de Inovação Agropecuário (FIA), evento de dimensão internacional, a ser realizado em 2020.

O FIA deverá contar com a presença da ministra Tereza Cristina e de outros ministros de Agricultura de cerca de 40 países produtores.
O evento está dividido em três painéis: Diretrizes para promover o ambiente regional de inovação; Demandas regionais de inovação para a Agropecuária e Desafios e oportunidades para desenvolver e implantar inovações na Agropecuária regional.
O FIA Regional de Carambeí/PR será realizado, concomitantemente, ao evento da Digital AGRO, voltado à inovação e soluções para a Agricultura de Precisão e Digital reunindo variados atores envolvidos com o Agronegócio, todos engajados na melhoria do ambiente de inovação em todo o meio rural brasileiro.
Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.