Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Para debater como as inovações tecnológicas podem ajudar o agricultor familiar, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) promove na próxima segunda-feira (6) o I Fórum de Tecnologia para a Agricultura. O evento, que acontece no Câmpus CIC, em Curitiba, é voltado para pequenos produtores, cooperativas, especialistas e startups de agrotecnologia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 5 de maio.

O diretor de Indústria e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues, explica que o fórum busca promover o acesso de novas tecnologias aos pequenos produtores e, assim, contribuir para agregar valor, diminuir custos e ampliar participação deles no mercado.

“Vamos conectar agricultores familiares com as empresas e suas tecnologias e também ouvir quais as necessidades destes produtores para identificar como a tecnologia pode ajudá-los nos problemas do dia a dia, tanto em relação à produção quanto à qualidade de vida”, destaca Rodrigues.

O diretor explica que a realização do fórum está relacionada a outras iniciativas do Tecpar para fortalecer o uso da tecnologia e inovação no agronegócio. Uma delas é o projeto experimental que prevê a exploração do conceito de Smart Farm (fazenda inteligente), aplicado à agricultura familiar. O empreendimento será implantado no câmpus do instituto em Araucária, em parceria com o Sebrae-PR e a prefeitura do município.

“O Governo do Estado está investindo fortemente para que o Paraná seja competitivo na área de tecnologia para o agronegócio, e é fundamental que estes avanços também cheguem aos pequenos agricultores, que representam uma grande fatia da produção agrícola no Estado”, afirmou o diretor-presidente do Tecpar, Fábio Cammarota.

Conforme a média dos últimos censos agropecuários, aproximadamente 84% das propriedades rurais no Paraná são da agricultura familiar. No total, são 305,1 mil. Dessas, cerca de 259 mil são de produtores familiares.

Programação

O fórum terá apresentações do Núcleo de Inovação Tecnológica para a Agricultura Familiar (Nita), de Santa Catarina, do Instituto Emater e da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). Também serão palestrantes os empresários Frederico Apollo Brito, CEO da Elysios Agricultura Inteligente startup gaúcha; e Alexandre Lerípio, CEO da Sumá, startup catarinense com sede em Balneário Camboriú.

As inscrições podem ser feitas AQUI até 5 de maio.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.