Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Bolsistas serão selecionados pelo Consórcio Pesquisa Café para desenvolver projetos de fortalecimento do setor

O Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) repassou à Embrapa Café R$ 2 milhões para concessão de cerca de 200 bolsas de estudos para técnicos de instituições de ensino e pesquisa e universidades por intermédio do Consórcio Pesquisa Café. Eles vão trabalhar em 92 projetos de pesquisa e de transferência de tecnologia previstos no Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (PNP&D/Café).

Os bolsistas atuarão em projetos de pesquisa em cinco áreas: sustentabilidade da cafeicultura de montanha; mão de obra escassa e de alto custo; estresses bióticos (insetos-pragas, fungos, bactérias, vírus e nematoides) e abióticos (déficit hídrico); qualidade e marketing para rentabilidade; e deficiência dos processos de transferência de tecnologia. No início deste mês, o Funcafé repassou R$ 5,5 milhões para execução desses projetos.

O Programa de Bolsas do Consórcio Pesquisa Café reúne profissionais qualificados para atuar em benefício do desenvolvimento sustentável do setor cafeeiro; apoiar o treinamento de estudantes de graduação e pós-graduação nas universidades e instituições consorciadas; e ampliar a capacidade dos produtores, técnicos e pesquisadores no desenvolvimento e adoção das novas tecnologias e conhecimentos gerados.

Anualmente, o programa conta com 186 bolsistas. De 1998 até o primeiro semestre deste ano, já foram concedidas 3.888 bolsas. Os bolsistas acompanham as atividades de aproximadamente 800 técnicos do Consórcio Pesquisa Café.

O repasse dos recursos do Funcafé para a Embrapa Café está no Diário Oficial da União de quinta-feira (27).

Asimp/Embrapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.