Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) celebrou na terça-feira (2) o lançamento do Plano Safra 2015/2016, com investimentos e ações do governo federal para o setor agropecuário nos próximos dois anos.

“Apesar do esforço fiscal, a presidenta Dilma reafirma seu compromisso com o agronegócio brasileiro, setor que é fundamental para a economia, responsável pelo saldo positivo da balança comercial e gera emprego e renda”, afirmou.

Gleisi Hoffmann ressaltou que o valor destinado à edição atual do Plano Safra (R$ 187,7 bilhões) é 20% maior do que no último biênio. Entre as principais iniciativas do plano, a senadora deu destaque à expansão do financiamento de custeio a juros subsidiados, que serão sustentados à metade da taxa Selic, e às inovações no seguro rural (sistema integrado de informações, padronização de apólices e negociação coletiva com seguradoras).

A senadora aproveitou para parabenizar a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a senadora licenciada Kátia Abreu, pelo seu trabalho à frente da pasta desde o início de 2015.

“Mesmo diante das dificuldades do ajuste, ela pôde fechar um plano que vai levar mais recursos e condições de produção aos nossos agricultores”, elogiou.

Entre outras medidas do Plano Safra estão o apoio aos médios produtores através do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), a manutenção de elevado padrão tecnológico de produção através da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o fortalecimento do setor de florestas plantadas, o estímulo à agricultura de baixo carbono, o reforço à pecuária leiteira e de corte e a garantia de preços mínimos para oferecer segurança aos produtores.

Para Gleisi Hoffmann, o sucesso expressivo do agronegócio é mérito combinado dos produtores e da política do governo federal para o setor.

“Não há como negar que nunca em outro período o agronegócio brasileiro teve tanta atenção do governo federal. Os resultados do setor são extraordinários e crescentes e devem-se aos esforços de todos os produtores, mas também à parceria e ao incentivo que vêm tendo do governo. O plano sinaliza, de forma clara, a responsabilidade e o compromisso da Presidenta Dilma com o ajuste fiscal, sem perder de vista a necessidade de incentivar a produção”, concluiu a senadora.

Asimp/Senado

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.