Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é diminuir obstáculos para ampliar exportações brasileiras

A secretária de Relações Internacionais do Agronegócio, Tatiana Palermo, se reuniu, em Brasília, com dirigentes da Associação das Empresas de Biotecnologia na Agricultura e Agroindústria (AgroBio) para ampliar o debate sobre biotecnologia e as exigências dos principais mercados importadores de grãos brasileiros, que são a China, Rússia, o Japão, os Estados Unidos e a União Europeia.

O setor produtivo e o governo federal querem reduzir os entraves comerciais para facilitar as negociações com países compradores de sementes geneticamente modificadas. Segundo a secretária, a medida pode contribuir para o Brasil aumentar as exportações em geral.  A China, por exemplo, é um dos principais compradores de soja e milho com o uso de biotecnologia.

A secretária afirma que houve avanços nas negociações com a China e com a Rússia. Só em 2015, os chineses importaram do Brasil cerca de 54 milhões de toneladas de soja e 28 milhões de toneladas de milho. Grande parte desses produtos é geneticamente modificada. Em reunião agendada para 10 e 11 de maio, em Brasília, o grupo Brasil-China de biotecnologia vai discutir cooperação na área regulatória e na pesquisa.

No mês passado, uma delegação russa esteve no Brasil para conhecer os procedimentos de controle de grãos e farelo de soja geneticamente modificados e avaliar a possibilidade de expansão do comércio. Em 2015, o Brasil exportou para o país cerca de 1 milhão de toneladas de soja.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.