Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Medida visa a garantir ao produtor pagamento do preço mínimo do cereal

A medida que permite o lançamento de leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e Prêmio para Escoamento do Produto (Pep) para apoiar a comercialização de trigo da safra 2016/2017 está tramitando na área econômica do governo federal.

Uma portaria interministerial, assinada pelos Mapa e pelos ministérios da Fazenda e Planejamento, deverá ser publicada no Diário Oficial da União para que a medida entre em vigor.

De acordo com a Secretária de Política Agrícola do Mapa, o objetivo dos leilões é garantir o preço mínimo ao produtor neste momento em que o mercado está com cotações abaixo do preço mínimo, de R$ 644,17/t ou R$ 38,65/saca” para o trigo pão tipo 1.

Os leilões serão realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Do Pepro, poderão participar produtores rurais e cooperativas. Eles deverão comprovar a venda do produto para receber a subvenção do governo federal.

Ainda segundo a SPA, podem participar do Pep agentes econômicos – moinhos, comerciantes, indústrias de beneficiamento e indústrias de ração – que se dispõem a adquirir o produto pelo preço mínimo.

Inez De Podestà/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.