Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lançou boletim técnico que detalha nova técnica para o cultivo de maracujá-amarelo, desenvolvida com o objetivo de viabilizar a produção em áreas onde ocorre a doença chamada de “endurecimento dos frutos”.

A doença, causada pelo vírus Cowpea aphid-borne mosaic virus, foi detectada pela primeira vez em território paranaense no município de Godoy Moreira, em 2014, e já está presente nos principais polos de produção do Paraná, com alto potencial destrutivo. “A disseminação é muito rápida, em quatro meses pode infectar todas as plantas de uma lavoura”, disse o pesquisador Pedro Antonio Martins Auler, coordenador de pesquisas em fruticultura do Iapar.

Os últimos dados consolidados, de 2017, apontam no Paraná uma área pouco superior a 1,1 mil hectares cultivados com maracujá-amarelo, com uma produção de 20,4 mil toneladas. “É uma importante opção de renda na agricultura, especialmente para o segmento da agricultura familiar”, afirma Auler.

Essa produção é destinada ao consumo in natura, fabricação de polpa e suco, culinária e, ainda, para a indústria farmacêutica e de cosméticos.

Um Ciclo

A nova proposta tecnológica, chamada pelos especialistas de “modelo de um ciclo”, preconiza o plantio das mudas após o risco de geadas, entre a segunda quinzena de agosto e a primeira de setembro. O período de colheita ocorre entre os meses de janeiro a julho.

Após a colheita, todas as plantas são eliminadas para um período de vazio sanitário, no mês de agosto. O objetivo dessa estratégia é reduzir a incidência do vírus nos primeiros meses após a implantação do pomar.

Apenas para comparação, no sistema de produção atualmente utilizado são obtidas duas safras a partir de um só plantio. O pomar é implantado em setembro e os frutos são colhidos entre os meses de março a julho, a chamada “safrinha”. A segunda e maior colheita ocorre entre dezembro e o mês de julho do ano seguinte.

A chave do novo modelo é a utilização de mudas maiores, com cerca de dois metros, que são produzidas de março a agosto em ambiente protegido (telado) para evitar a presença dos pulgões – vetores que transmitem a doença – e a consequente contaminação pelo vírus.

A utilização de mudas maiores possibilita iniciar a colheita em janeiro, e é um aspecto fundamental para a viabilidade econômica deste sistema de produção.

Igualmente importante é a implantação do vazio sanitário, com a eliminação de todas as plantas ao término do ciclo da cultura, entre julho e agosto, prática que deve ser adotada por todos os produtores de uma determinada região para garantir a eficácia do novo modelo.

Pesquisa

O “modelo de um ciclo” foi desenvolvido pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e instituições de pesquisa parceiras do Estado de São Paulo, onde a doença está presente há mais tempo.

O Iapar validou a aplicação do sistema no Paraná com o apoio da Emater e da Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Corumbataí do Sul (Coaprocor). Os ensaios foram conduzidos nos municípios de Cerro Azul, Godoy Moreira, Japurá, Londrina, Morretes, Paranavaí e Umuarama.

Aquisição

Autoria dos pesquisadores Neusa Maria Colauto Stenzel, Pedro Antonio Martins Auler, Rúbia de Oliveira Molina e Dimas Soares Jr., o boletim “Cultivo do maracujá-amarelo em áreas com ocorrência do vírus do endurecimento dos frutos (CABMV)” pode ser baixado gratuitamente em www.iapar.br. Quem prefere a versão impressa pode obtê-la nos polos de pesquisa do Iapar ou solicitar pelo e-mail comercial@iapar.br – neste caso o interessado deve pagar o custo de envio pelo correio.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.