Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Novos materiais têm indicação para cultivo no RS, SC, PR, SP e MS

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) finalizou três cultivares de feijão do grupo comercial carioca – Curió, Bem-te-vi e Quero-quero. As novidades serão apresentadas Show Rural, em Cascavel, de 2 a 6 de fevereiro.

As novas cultivares têm indicação para cultivo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Apresentam bom comportamento em condições de seca e de altas temperaturas durante o período reprodutivo; desenvolvem-se de modo eficiente em solos ácidos e com baixa disponibilidade de fósforo e, ainda, têm planta com arquitetura apropriada à colheita mecânica, explica a pesquisadora Vania Moda-Cirino, que trabalhou no desenvolvimento das variedades.

Os novos materiais se destacam ainda pelo ótimo desempenho culinário – cozimento rápido, bom caldo e ótimo sabor – e pelas características nutricionais, com alto teor de proteína, ferro e zinco, conforme aponta a pesquisadora.

A capacidade produtiva, que pode superar a marca de 4,4 toneladas por hectare, e a resistência moderada às principais doenças que atingem lavouras de feijão são a principal característica da cultivar IPR Quero-quero. De ciclo médio, pode ser colhida em cerca de 90 dias.

Igualmente de ciclo médio - fica pronta para a colheita em 88 dias –, IPR Bem-te-vi tem potencial de rendimento superior a 4,2 toneladas por hectare. É resistente à ferrugem, oídio e mosaico comum; e moderadamente resistente à antracnose, mancha angular e murcha de curtobacterium. Mas os produtores que adotarem a cultivar devem ficar atentos ao crestamento bacteriano comum, pois a nova cultivar é suscetível à doença.

Já a cultivar IPR Curió se destaca pela precocidade, chegando à fase de colheita em cerca de 70 dias. O potencial produtivo alcança mais de 3,8 toneladas por hectare. No aspecto doenças, é um material que mostra resistência ao vírus do mosaico comum, oídio e ferrugem, mas é apenas moderadamente resistente ao crestamento bacteriano comum, murcha de curtobacterium e murcha de fusarium.

Asimp/Iapar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.