Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) vão oferecer aos visitantes da Expolondrina um passeio pelos diferentes tipos de solos do Estado. Por meio de mapas, maquetes e de uma trilha ecológica, o público vai conhecer as diversidades do solo no Estado e as características de cada um, as vantagens e desvantagens para a agricultura e os cuidados de manejo e conservação.

“Além da produção de alimentos, fibras, energia e biocombustíveis, os solos são fonte de biodiversidade e um imenso reservatório de água, fatos quase desconhecidos pela população”, explica a pesquisadora Graziela Moraes.

Como exemplo, Graziela explica que 31% do território paranaense é formado por latossolos, que são profundos, bem drenados, de boa fertilidade, fácil mecanização e típico de relevos suavemente ondulados, como em grande parte da região de Londrina. “São excelentes para a agricultura, exigindo apenas cuidados contra a erosão, o que contribui para que o Paraná seja dos maiores produtores de alimentos do País”, diz a pesquisadora.

No Estado há também tipos de solos que exigem maiores cuidados. É o caso dos neossolos, típicos das encostas em que há declive, que ocupam grande área (22%) do território estadual. “Têm boa fertilidade química, mas são rasos e altamente suscetíveis à erosão”, explica a pesquisadora.

Conservação

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) elegeu 2015 o “Ano Internacional dos Solos”. Segundo a entidade, 33% das terras cultiváveis do mundo sofrem algum tipo de degradação, como erosão, compactação, salinização, acidificação ou poluição.

No Paraná, o plantio de lavouras anuais ocupa aproximadamente 5,6 milhões de hectares. Em torno de 82% dessa área adota práticas conservacionistas ou pratica a semeadura direta, sem revolvimento do solo com arado. “É um índice bom, considerando que, em termos de Brasil, esse porcentual está em 50%”, afirma o pesquisador do Iapar Rafael Fuentes.

Fuentes acrescenta, no entanto, que o sistema de plantio direto é um conjunto de técnicas que preconiza não apenas suprimir o uso de arados e o revolvimento do solo, mas também a manutenção do terreno protegido com cobertura vegetal ao longo de todo o ano e a rotação de culturas. “Precisamos superar a monocultura soja-trigo ou soja-milho safrinha”, alerta.

Bovinos

Mais uma vez, o Iapar faz na Expolondrina a demonstração de animais Purunã, no Pavilhão Comendador Luiz Meneghel. A raça, genuinamente paranaense, foi obtida em mais de 30 anos de cruzamentos dirigidos envolvendo as raças Caracu, Canchim, Charolês e Aberdeen Angus.

Purunã agrega os atributos economicamente relevantes de cada raça formadora. Caracu e Canchim transmitiram rusticidade, tolerância ao calor e resistência aos carrapatos. Charolês contribuiu com a velocidade de ganho de peso e grande rendimento de carcaça, elevado porcentual de carnes nobres e pequena capa de gordura.

Já a raça Angus conferiu precocidade, tamanho adulto moderado e temperamento dócil, além de carne macia e com alta qualidade de marmoreio. Destaca-se, também, a habilidade materna e boa produção de leite das vacas, características herdadas de Caracu e Angus.

O processo para reconhecimento definitivo da raça Purunã esta em andamento no Ministério de Agricultura e Abastecimento, que já autorizou o Iapar a emitir o Certificado Especial de Identificação e Produção (Ceip), documento que permite a apresentação e comercialização de animais em todo o Brasil.

Via Rural

O Iapar também estará presente na Via Rural, conhecida como “Fazendinha”, onde apresentará cultivares de café e técnicas de condução dessas lavouras em consórcio com seringueira, alternativas de cultivos florestais e, ainda, opções de pastagens para pecuária de corte e leite. Pesquisadores do instituto estarão à disposição para esclarecer as dúvidas dos visitantes durante toda a Expolondrina.

A Feira

A Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina acontece de 9 a 19 de abril no Parque Governador Ney Braga. Um dos maiores eventos de lazer, entretenimento e negócios do Brasil, a Expolondrina recebe todos os anos em torno de meio milhão de visitantes.

São milhares de empresas e produtores que expõem a excelência genética da pecuária, as novas tecnologias em máquinas e equipamentos, implementos agrícolas, setor automotivo, laboratório e indústria farmacêutica, instituições bancárias, telecomunicação, energia, informática, indústria do vestuário e acessórios, instituições governamentais e educacionais.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.