Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

RPF Group, quarto maior produtor de proteína suína do estado, comemora envio de sua  primeira carga para o país asiático, após criterioso processo de habilitação

A montagem da primeira carga  com destino a Singapura está sendo preparada nesta  primeira semana de maio na unidade frigorífica de Ibiporã (PR) do RPF Group – quarto maior produtor de proteína suína do Paraná. A princípio, são 28 toneladas de costela suína com corte selecionado embarcadas.

Na análise do gerente comercial do RPF Group, Marcos Pezzutti, o envio deste primeiro container é muito significativo para a empresa. “Este embarque representa a chave de uma nova porta que se abre para a RPF e que traz junto a possibilidade de novas expansões nas exportações”, afirma.

Com a entrada em Singapura e o potencial de mercado que isso traz, a expectativa do grupo é alcançar um crescimento de 10% em volume  nas exportações  neste ano.

No cenário atual, a exportação é estratégica para o setor de proteína suína, compensando determinadas instabilidades do mercado interno. “O mercado interno vem sofrendo um pouco com as grandes altas de milho, soja e combustíveis. Porém, a exportação continua favorável, equilibrando assim  as demandas”, explica Pezzutti.

Neste ano de 2022, o RPF Group já contabiliza um aumento de 6% nas vendas gerais em relação ao mesmo período do ano passado, mas o mercado apresenta valores por quilo menores que os do ano passado. A empresa estima, no entanto, que o ajuste de preço x quilo deve acontecer em breve.

O RPF Group foi habilitado a exportar para Singapura após um processo de aprovação que durou cerca de oito meses,  realizado junto aos ministérios da Agricultura de Singapura e do Brasil.

Apesar das exigências  estabelecidas pelas autoridades de Singapura para importação de proteínas, a RPF não necessitou realizar qualquer adequação de produção para atender este novo mercado, visto que  o método utilizado já responde a todos os requisitos exigidos por Singapura e maioria dos países importadores, tanto na Ásia, quanto no leste europeu. “Isso deriva do investimento constante que fazemos em qualidade e no controle de processos  e  na segurança de alimentos”, frisa Pezzutti.

Outros mercados para os quais o RPF Group já exporta incluem Leste Europeu, Argentina, Uruguai e África do Sul. O grupo tem unidades frigoríficas em Ibiporã e Bocaiuva do Sul, no Paraná, e abate 3.100 cabeças por dia. Já a produção de suínos está concentrada na região de Toledo, oeste do estado.

Benê Bianchi/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.