Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Número representa incremento de 1,5% em relação ao ciclo de 2014/15

A soja apresenta o maior crescimento absoluto no ciclo agrícola 2015/16, com estimativa de aumento de 6,2 milhões de toneladas, totalizando 102,5 milhões de t. Os ganhos de área e produtividade da cultura se refletem em um crescimento de 6,5% na produção do país. Os números constam do terceiro levantamento da safra, divulgado na sexta-feira (11) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Companha Nacional de Abastecimento (Conab). A previsão da estatal é que a colheita total no período alcance 211 milhões de toneladas, com incremento de 1,5%. Esse resultado representa incremento de 3,2 milhões de toneladas em comparação com 2014/15 (207,8 milhões de t).

Apenas as culturas de primeira safra tiveram o plantio iniciado, que se estenderá o fim deste mês. As culturas de inverno, referentes a safra 2015, estão na fase final de colheita. Para as culturas de segunda safra, o plantio se iniciará a partir de janeiro. Para o milho primeira safra e o algodão a estimativa é de queda na produção total, impulsionada pela redução na área plantada. A recuperação da produtividade de feijão resulta em aumento da produção, apesar da queda na área plantada.

Área 

De acordo com o levantamento, a área plantada com grãos deverá alcançar 58,6 milhões de hectares, o que representa crescimento de 1,1% em relação à área cultivada na safra 2014/15, que totalizou 57,9 milhões de ha. Segundo a Conab, essa área equivale à primeira, segunda e terceira safras, além das culturas de inverno. Se for levada em consideração apenas a área efetivamente cultivada, a estimativa é de 43,3 milhões de ha, visto que os demais 15,2 milhões de ha equivalem a culturas sobrepostas à área de total.

A cultura da soja, responsável por mais de 56% da área cultivada do país, permanece como principal responsável pelo aumento de área. A estimativa é de crescimento de 3,4% (1,1 milhão de ha), alcançando 33,2 milhões de ha na área cultivada com a oleaginosa. O algodão apresenta redução de 1,6% (15,6 mil ha), o que representa 960,6 mil ha. Isto é reflexo da opção pelo plantio de soja na Bahia, segundo maior produtor do país. Para o milho primeira safra, a exemplo do que ocorreu na safra passada, a expectativa é de redução de 6,7% na área (413,6 mil hectares) a ser cultivada com soja, ficando em 5,7 milhões de ha. O feijão primeira safra apresenta redução de 2,1% (21,9 mil hectares), o que corresponde a 1 milhão de ha no total.
Confira o boletim de acompanhamento da safra brasileira de grãos.

Asimp/MAPA

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.