Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A insegurança jurídica diante das indefinições em torno da nova tabela de frete gera consequências diretas ao consumidor final, alerta a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

O tema do frete mínimo impacta diversos setores da economia, em especial a avicultura e a suinocultura, que contam com categorias próprias de frete dedicado e exclusivo. Com a nova tabela proposta, o custo logístico apresenta uma elevação média de 35% -- chegando próximo de 80% em algumas modalidades, como o transporte de ração.

Neste contexto, cria-se invariavelmente uma situação de insegurança jurídica para quem trabalha, frente à indefinição dos estabelecimentos de custos. Com a tabela em vigor, a questão é ainda mais grave para o consumidor, pois afeta diretamente o preço dos alimentos.

Adicione-se a este contexto as oscilações de preço do milho e da soja, principais insumos da alimentação das indústrias, que atingiram em agosto elevação média de, respectivamente, 53% e 43% com relação ao mesmo mês do ano passado. 

Com o somatório desses fatores – tabelamento de frete e elevação dos custos de produção –, os impactos nas carnes e outros produtos de aves e de suínos tendem a superar, para o consumidor, 15%.

Na última semana, o setor anunciou a revisão para baixo das expectativas de produção e exportação de carnes de frango e suína. Se no início de 2018 a expectativa era de crescimento, hoje há estimativa de recuo de 10% a 12% nos embarques de proteína suína, e de 2% a 3% nas exportações de frango.

Vale ressaltar que, com custos cada vez mais altos, coloca-se em risco muitas agroindústrias e cooperativas, que empregam centenas de milhares de brasileiros e movimentam a economia nacional e o comércio internacional do país.

Diante de todos estes fatores, a ABPA considera equivocada a manutenção de uma tabela, sendo necessária a rediscussão do tema, para que os impactos sejam considerados e esclarecidos.

Paulo Cezar Abrahão Prates/Asimp/ABPA

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.