Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A decisão não afeta o setor agrícola brasileiro

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) disse, na terça-feira (15), que a Argentina tomou uma medida correta ao acabar com o imposto de exportação para grãos e carne bovina. “Quando um país tributa as suas exportações está tirando a competividade de seus produtores”, afirmou. A ministra não acredita que a decisão tenha impactos para o Brasil. “A pior coisa do mundo é você ter vizinho que não vai bem. Quando tem fazendeiro em volta de mim que não está bem, eu fico preocupada. A coisa melhor do mundo é um ambiente favorável. Então a gente não tem que ter medo da competição. Esse é o mercado”, comentou a ministra.

A decisão do governo argentino foi anunciada nessa segunda-feira (14) pelo presidente Mauricio Macri, que assinará um decreto para zerar a tarifa de todos os grãos, entre eles milho, trigo e soja. Antes, o imposto de exportação para o milho era 20%. Já para o trigo, o percentual ficava em 23% e para o girassol, 32%. No caso da soja, a tarifa não será eliminada imediatamente e, sim, reduzida de 35% para 30%. O plano da Argentina é baixar progressivamente o imposto do grão até eliminá-lo em 2022. “Quando zerar, os produtores argentinos vão vender o produto no mercado internacional a preço competitivo”, avalia o economista e secretário de Política Agrícola do ministério, André Nassar.

Com o fim de todas as tarifas, o governo argentino estima que deixará de receber US$ 1 bilhão por ano. Em contrapartida, espera aumentar a entrada de dólares no país e estimular a produção agrícola interna. “A medida poderá ter reflexo positivo na safra 2016/2017 dos argentinos, com incremento na produção”, avaliou o secretário. Segundo ele, o estímulo ao setor agrícola não terá reflexos no Brasil. “Nosso país exporta sobretudo soja em grão, enquanto a Argentina é mais forte na venda de farelo”, explicou o secretário.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.