Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ferramenta de consulta online traz informações sobre exportações e importações brasileiras de produtos agropecuários

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) lançou na terça-feira (15/12), durante entrevista coletiva de balanço do ano, a nova versão do sistema de estatísticas de comércio exterior do agronegócio brasileiro, AgroStat Brasil.

Com base em dados do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o AgroStat Brasil é uma ferramenta online que oferece informações de exportações e importações brasileiras de produtos do agronegócio. Os dados estão disponíveis desde janeiro de 1997 e são atualizados mensalmente.

De acordo com a ministra, trata-se de uma importante ferramenta de análise do comércio internacional do setor. “O público-alvo do sistema é amplo, inclui empresas, exportadores e importadores, produtores rurais, instituições de pesquisa, órgãos governamentais e estudantes que lidam com o tema”, ressaltou.

As consultas podem ser feitas por valores em dólares e quantidade em quilogramas, com visões por produtos ou por origem/destino (blocos e regiões geográficas, países, unidades da federação e portos). O sistema facilita a pesquisa do usuário, pois agrega produtos em agrupamentos específicos.

As mudanças incluem um visual mais moderno, maior agilidade nas consultas, pesquisa por portos de embarque e desembarque no Brasil e dispensa do cadastro de usuários. Em uma segunda fase, há previsão de que a ferramenta seja disponibilizada também em outros idiomas (inglês e espanhol), além de uma versão adaptada para dispositivos móveis como celulares e tablets e do uso de mapas.

O acesso, gratuito, pode ser feito a partir do link: http://agricultura.gov.br/agrostat. Mais informações: agrostat@agricultura.gov.br.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.