Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No final de setembro, foi lançada a plataforma #Quanto é? Plantar floresta, que auxilia proprietários e possuidores de imóveis rurais do Brasil a estimarem os investimentos necessários para a recuperação da vegetação nos imóveis e eventuais receitas que ela pode gerar.

A nova ferramenta serve também para ajudar os proprietários e possuidores a conhecerem o custo estimado, para a solução de passivos ambientais existentes em suas áreas, como a reconstituição de reservas legais e de áreas de preservação permanente, conforme exige a Nova Lei Florestal – Lei 12.651/2012.

A plataforma é gratuita e pode ser acessada pelo site: http://quantoefloresta.escolhas.org/, que traz o passo a passo de como usá-la.

A advogada especialista em Direito Ambiental e sócia do Hasegawa & Neto Advogados, Laurine D. Martins informa que essa iniciativa é do Instituto Escolhas, associação civil sem fins econômicos, criado em 2015, com o fim de qualificar o debate sobre sustentabilidade, traduzindo numericamente os impactos econômicos, sociais e ambientais das decisões públicas e privadas.

Fazem parte do Conselho do Instituto economistas renomados, como Marcos Lisboa e Bernard Appy, ex­-secretários de Política Econômica no Ministério da Fazenda; e Daniel Gleizer,ex-­diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central do Brasil. Sergio Leitão,Shigueo Watanabe e Eduardo Gussonsão os estruturadores do projeto.

No site do Instituto, há informações detalhadas sobre o método utilizado para a concepção da plataforma e os critérios técnicos e econômicos utilizados para o cálculo dos valores.

“Os proprietários e possuidores de imóveis rurais poderão agora considerar essa ferramenta, para uma tomada de decisão com mais informações”, comenta a advogada.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.