Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Adumax, um fertilizante orgânico indicado para todos os tipos de cultivo, será uma das apresentações da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) durante a Feira Internacional de Produção e Processamento de Proteína Animal – FIPPPA 2015, realizada em Curitiba/PR, de 28 a 30 de abril. Ele é resultado de um arranjo tecnológico no tratamento de dejetos suínos para a produção de fertilizante orgânico e será lançado durante a feira, em parceria com a CTR Fertilizantes.

De acordo com o pesquisador da Embrapa, Paulo Armando de Oliveira, foram mais de dez anos de pesquisas na área da compostagem de dejetos suínos e, a partir de 2011, em parceria com várias empresas, a Embrapa viabilizou a primeira experiência prática do arranjo. "Envolvemos uma grande agroindústria, seus integrados, empresas de equipamentos para a compostagem e uma indústria de ensacamento do adubo orgânico", explica o pesquisador.

Assim, o arranjo tecnológico inclui a produção de suínos, com os dejetos (que devem ter uma concentração de sólidos totais acima de 5%) servindo de matéria-prima para a compostagem e o enriquecimento do fertilizante. Depois, vem a compostagem, quando os dejetos são distribuídos por uma máquina em um leito de compostagem com serragem proveniente de madeira de reflorestamento. E, por fim, a fábrica de adubo, onde o composto orgânico é peneirado e embalado para comercialização.

O Adumax é comercializado pela empresa catarinense CTR Fertilizantes, de Jaborá. Outras informações sobre o fertilizante estão disponíveis no site da Embrapa Suínos e Aves, no endereço www.embrapa.br/suinos-e-aves ou da CTR Fertilizantes, em www.ctrfertilizantes.com.br.

Fêmea Suína Embrapa MO25C

Outro produto que a Embrapa Suínos e Aves estará mostrando na FIPPPA é a fêmea suína Embrapa MO25C, lançada no ano passada. Por meio de vídeo e materiais impressos, o público poderá conhecer mais detalhes sobre a fêmea. Ela foi concebida para ser versátil, com boa produção de leitões, e transmitindo também melhor qualidade de carne aos suínos de abate. A MO25C é voltada para sistemas de produção que abastecem supermercados, churrascarias, restaurantes, mercado externo e produtos curados (presunto, copa, salame), que exigem cada vez mais qualidade de carne in natura.

A principal característica da carne dos cevados produzidos por matrizes MO25C está na suculência (marmoreio), percebida principalmente na fabricação de produtos curados, que não ficam tão secos. A carne também tem diferenças no sabor, maciez e na cor, um pouco mais vermelha que a carne industrial. A MO25C pode ser utilizada com a linha macho da Embrapa, o MS115. Conhecido como "suíno light", o MS 115 tem potencial genético para carne na carcaça acima de 62%, é adaptado para criações em todo o território nacional e é livre do gene halotano, o que lhe confere maior resistência ao estresse e uma capacidade de produzir carne de melhor qualidade.

Serviços e Softwares

O visitante da FIPPPA também conhecerá os serviços e softwares que a Embrapa tem disponível. Um deles é o Salmonelômetro, que apresenta um teste sobre a situação da granja em relação aos riscos com salmonela. Respondidas as perguntas, surge um índice de provável contaminação por salmonela e o apontamento dos fatores de risco que precisam ser corrigidos. O Salmonelômetro pode ser acessado também na internet, no endereço www.embrapa.br/suinos-e-aves, onde está disponível, ainda, uma publicação sobre o tema.

A Central de Inteligência de Aves e Suínos – CIAS e o Granucalc são outros serviços que a Embrapa apresenta ao público. A CIAS publica mensalmente os índices dos custos de produção de aves e suínos (ICPFrango e ICPSuíno) e os custos de produção referenciais nos 11 maiores Estados produtores do Brasil; Já, o Granucalc, software de ajuste de granulometria da ração para aves e suínos, está disponível para computadores e smartphones e tablets baseados no sistema operacional Android.

Vídeos

A Embrapa também apresenta o vídeo Limpeza e Desinfecção em Granjas Suinícolas. O vídeo explica em detalhe oito passos indispensáveis para limpar e desinfetar adequadamente as instalações em que são criados os suínos. São eles: limpeza seca, limpeza úmida, aplicação do detergente para completar a limpeza e retirar a sujeira invisível, lavagem final ou enxágue, retirada da água acumulada nos pisos e equipamentos, secagem das instalações, desinfecção e vazio sanitário. A limpeza e a desinfecção requerem dedicação de toda a equipe, sejam produtores, técnicos ou empresas de limpeza. A dedicação tem um retorno certo em termos de bem-estar animal, custos menores e bons resultados de produtividade. O vídeo pode ser visto e baixado gratuitamente na página www.embrapa.br/suinos-e-aves.

Quem tiver interesse em saber mais sobre o projeto que a Embrapa e Aurora desenvolveram na área de avicultura, pode assistir ao vídeo “Organização de granjas avícolas – A experiência do Projeto Frango Aurora”, também disponível no estande da Embrapa.

Monalisa Leal Pereira/Asimp/Embrapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.