Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O debate será realizado na Câmara, nesta quarta (18), com base em projeto de lei apresentado pelo Executivo por indicação do vereador Amauri Cardoso

Para discutir o desenvolvimento de atividades agrícolas no ambiente urbano e seus efeitos na qualidade de vida da população a Câmara Municipal de Londrina realiza, nesta quarta-feira (18), às 19 horas, audiência pública coordenada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico. O debate terá como tema o projeto de lei nº 131/2017, de autoria do Executivo, que institui a Política Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana (PMAUP) e cria o Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana (AgriUrbana), por indicação do vereador Amauri Cardoso (PSDB).

De acordo com o projeto, a PMAUP e o AgriUrbana têm como objetivo incentivar a prática de atividade tradicionalmente desenvolvida no ambiente rural e oferecer uma alternativa de inclusão produtiva, econômica e social, capaz de contribuir para a diminuição dos índices de desemprego. A matéria ainda prevê que, para a proposta se concretizar, poderão ser utilizadas áreas públicas municipais adequadas e áreas particulares.

Para o vereador Amauri Cardoso, que coordenou reunião pública no ano passado sobre o tema na Câmara e que resultou em um grupo de estudo, a iniciativa pode resultar em diversos outros benefícios, entre eles a transformação de áreas ociosas ou ocupadas por entulhos em espaços produtivos. “Além disso, esta é uma forma de proporcionar o contato com a terra, que é a nossa origem. Também oferece a possibilidade de produção de alimentos mais saudáveis; promove a convivência comunitária e ainda economia para o município, à medida em que as áreas passam a ser cuidadas e protegidas pela comunidade”, enumera o parlamentar, lembrando que este tipo de produção vem sendo incentivada também nos países de primeiro mundo.

Pesquisas

As mudanças benéficas na estrutura social, econômica e ambiental do local onde este tipo de agricultura é.desenvolvida foram pesquisadas pelos engenheiros agrônomos Altair Toledo Machado e Cynthia Torres de Toledo Machado, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrados). Segundo os especialistas, a prática compreende o exercício de diversas atividades relacionadas à produção de alimentos, plantas medicinais, ornamentais e criação de pequenos animais, contribuindo ainda para o manejo adequado dos recursos de solo e da água.

“Geralmente, boa parte dos quintais domésticos e terrenos baldios são destinados ao acúmulo de lixo e entulho. A limpeza dessas áreas e sua utilização para plantio e outras formas de produção proporcionam melhoria considerável ao ambiente local, diminuindo a proliferação de vetores das principais doenças, como roedores e insetos”, afirmam os pesquisadores da Embrapa na publicação “Agricultura Urbana”.

A audiência pública desta quarta-feira será aberta à participação da comunidade e contará com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e demais órgãos municipais envolvidos no debate; entidades de classe e entidades que atuam nas áreas educacional e ambiental.

Durante o debate e até as 19 horas do dia seguinte (19) poderão ser apresentadas, por escrito e em formulário próprio distribuído durante o evento, sugestões ao projeto de lei, que serão analisadas pela Comissão de Desenvolvimento Econômico e poderão se transformar em emendas à matéria. O texto completo do projeto de lei nº 131/2017 está disponível para consulta no endereço eletrônico www.cml.pr.gov.br.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.