Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Importante evento de tecnologia voltada ao agronegócio, o Agrobit 2019 será aberto nesta terça-feira, dia 12, e contará, no primeiro dia, com as presenças da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. A solenidade de abertura está marcada para 9 horas, na Arena AgroFuturo (Recinto José Garcia Molina), no Parque Ney Braga, em Londrina (PR). Também está sendo aguardada a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.

Com foco em inovação, o evento traz discussões voltadas para a melhoria da cadeia produtiva do agro e prosseguirá até quarta-feira, dia 13. A ampla programação prevê vários eventos paralelos acontecendo em cinco ambientes: Arena AgroFuturo, Arena AgroInovação (Recinto Horácio Sabino Coimbra), Arena Agroconexão (Pavilhão Internacional), Recinto Milton Alcover e Smart Farm (Via Rural/Fazendinha). Também contará com um campo de demonstração e uma pista com exposição de maquinários.

O evento deve reunir mais de dois mil produtores, profissionais e líderes do agronegócio nacional e internacional com discussões e demonstrações, integrando os elos da cadeia agro com o objetivo de acelerar processos e resultados, melhorando a rentabilidade do produtor.

Arena AgroFuturo

A Arena AgroFuturo (Recinto José Garcia Molina) estará instalada num espaço de 1.355 metros quadrados e é onde estarão sendo realizadas as discussões mais abrangentes. Após  a abertura, está agendada palestra com a ministra Tereza Cristina com o tema “Estratégias do Governo para a inovação no Agro”. Em seguida ela e o ministro Marcos Pontes farão o lançamento do Polo de Inovação do Agro de Londrina.

Também agendadas para a AgroFuturo,  no dia 12,a partir das 13h30,  palestras com Rodrigo Iafelice dos Santos, CEO da Solinftec, sobre “Como produzir com mais eficiência, menores custos e de forma sustentável?”;  “Inovações na Mecanização Agrícola”, com Paulo Hermann, presidente da John Deere Brasil; painéis “Soluções digitais para aumento da rentabilidade no campo”; e “Inovação em modelos de negócio: mudanças no perfil de consumo e desafios de produção sustentável na cadeia de valor do agro”, abordando “Percepção do consumidor: para onde caminham as expectativas de consumo? ; “Carne Carbono Neutro: Mercado e criação de valor para a sustentabilidade na pecuária de corte brasileira”; e “O mercado plant based e novas estratégias de negócios”. E no final da tarde, a partir das 17h10, palestra “Como as startups se diferenciam das empresas tradicionais provendo soluções para o agronegócio”, com Mariana da Silva Vasconcelos, da AgroSMART; e painel “A evolução da Biotecnologia no Agronegócio”.

No dia 13, a programação da Arena AgroFuturo será aberta às 8 horas, com painel “Tecnologia na Pecuária: o Caso do Leite”; seguida de painel com o tema geral “Nova engenharia: manufatura avançada”

Após o almoço, os temas serão: painel sobre “Avanços e perspectivas em conectividade no campo”; palestra sobre “Plataforma e soluções Digitais para o agro”; painéis sobre “Desafios do manejo de plantas daninhas”; e “Inteligência artificial no campo”; e o evento se encerra com a premiação do Hackaton Agroclimático.

Entre as palestras e painéis, serão realizados tours técnicos à Smart Farm, máquinas e campo demonstrativo.

Arena AgroInovação

Na Arena AgroInovação, ou Recinto Horácio Sabino Coimbra, os cerca de 767 metros quadrados serão ocupados pelo primeiro Hackathon Agroclimático do Brasil, realizado em parceria com o Mapa.

A programação será aberta no dia 12, logo após a solenidade oficial de abertura do Agrobit Brasil, com palestras da agrometeorologista do Instituto Agronômico do Parana (Iapar), Heverly Morais, sobre “Agrometeorologia e interfaces com a Informática"; e de Marco Antonio dos Santos, da Rural Clima, sobre ”Previsões climáticas para a safra 2019/2020”.

O Hackathon Agroclimático contará com a disponibilidade dos dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

No decorrer do dia, os times inscritos e selecionados participarão de mentorias, treinamento mercadológico, treinamento preparatório de pitch e rodada de negócios.

No dia 13, a partir das 8 horas haverá a pré-banca de pitch e apresentação final dos projetos.

Também na Arena Agroinovação, será realizado o Fórum de Inovação do Mapa, no dia 13, a partir das 14 horas.

Arena Agroconexão

No Pavilhão Internacional, o maior do Parque Ney Braga, com 1.625 metros quadrados, estará a Arena Agroconexão, com a presença de empresas e com programações variadas, incluindo painéis, palestras de Israel, Austrália, Espanha e pitches das startups do Sebrae Like a Farmer. Serão cerca de 30 empresas expositoras.

Smart Farm

A Smart Farm ocupará uma área de 4.500 metros quadrados aproximadamente da Via Rural/Fazendinha, com a presença de 45 startups, que apresentarão as suas propostas tecnológicas para facilitar o dia a dia no campo.

Campos demonstrativos

Além das Arenas, o Agrobit 2019 contará também com um campo demonstrativo, onde estão plantados milho e soja. Neste espaço (Pista Osmar Dias), as startups poderão demonstrar suas soluções, nos dias 12 e 13, das 9 às 12 horas.

Os participantes poderão também conhecer as máquinas agrícolas e tecnologias da New Holland, Cocamar Máquinas John Deere, Intregrada, Toyopar e Ford.

Recinto Milton Alcover

O recinto Milton Alcover, com 576 metros quadrados, receberá, no dia 12, no período da tarde, o  Encontro de Gestores no Agro. A abertura será ás 14 horas e fechamento às 17 horas.

A programação completa e detalhada do Agrobit podem ser acompanhadas pelo aplicativo do evento, disponível para Android e IOS. Também está disponível no site www.agrobitbrasil.com.br.

Andrea Monclar/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.