Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Várias atividades estão agendadas em diversas regiões da cidade, e buscam promover a valorização da cultura afro-brasileira

Londrina terá, a partir desta sexta-feira (20), várias atividades em comemoração à Semana da Consciência Negra. Os eventos serão realizados através de apoio e parcerias entre a Gestão Municipal de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Londrina, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher e o Instituto do Movimento de Estudo da Cultura Afro-Brasileira (IMECAB). O objetivo principal da Semana da Consciência Negra é apresentar e valorizar a cultura afro-brasileira, presente em diversas áreas do cotidiano.

As atividades começam hoje (20), data instituída como Dia Nacional da Consciência Negra. De acordo com a gestora municipal de Igualdade Racial, Sandra Rocha, a Semana visa mostrar para a comunidade londrinense a importância da cultura afro-brasileira. “Os eventos são organizados de forma a abrir o debate para a questão negra no município. Serão apresentadas a arte, o conhecimento, as religiões e tecnologias da cultura afro-brasileira, que fazem parte do nosso cotidiano, mas que muitas vezes não observamos nem paramos para analisar”, explicou.

As atividades da Semana da Consciência Negra começam na sexta-feira, às 16 horas, com show na Concha Acústica, centro da cidade, com as performances de Os Pellegrini (Samba), Joaquim Braga (Composição), Max Teodoro (Acústico e Nervoso) e Oswaldo Coyote (Blues).
Às 20 horas, ocorre a abertura da 30ª Mostra Afro-brasileira Palmares, na Biblioteca Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, localizada na avenida Rio de Janeiro, 413. No evento também haverá apresentações de um coral de músicas afro-brasileiras, samba de gafieira, e um desfile de moda com roupas afro-brasileiras.

Segundo o presidente do IMECAB, Wagner Nogueira, a Mostra contém trabalhos de 22 artistas de diversos países como Japão, França, Uruguai, Haiti; e de vários estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. “Essa Mostra tem um caráter educativo, e de promoção da igualdade racial, com quadros, fotografias, esculturas e instalação”, afirmou. A mostra permanece até o dia 15 de dezembro, com entrada gratuita.

No sábado, a partir das 13h30 começa a Feijoada Beneficente Consciência Negra, no Centro de Umbanda Cachoeirinha de Xangô. O centro fica localizado na rua Humberto Picinin, 141, na Vila Guarujá. O valor da entrada é de R$15,00, com bebidas não inclusas, e o evento terá bingo e sorteio de rifa.

Também neste sábado (21), às 20 horas, a Escola Municipal Zumbi dos Palmares recebe a celebração ecumênica “Momento Afro”,que será a culminância das atividades da Semana da Consciência Negra.

No domingo (22), a Associação Feminina É Hora de Viver, no Residencial Vista Bela, promove, o "Sarau da Consciência Negra". O evento, que tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), terá declamação de poesia, desfile de moda, e o primeiro concurso de beleza “Miss Pérola Negra” que será aberto com um desfile afro infantil.

A presidente da Associação, Sandra Maria de Souza convida a comunidade londrinense a participar do evento. “Teremos também oficina de turbantes, grafites, apresentação de maracatu e discussões para conscientizar sobre a questão do negro. Vamos mostrar para Londrina que o Vista Bela tem muitos talentos, inclusive entre os jovens”, disse.

O sarau será realizado na CMEI Vista Bela, na Rua Anníbal Balarotti, 110, a partir das 9 horas. Já o desfile do "Miss Pérola Negra" tem início às 19 horas. O evento também tem apoio da Secretaria Municipal de Políticas para mulher, do CMPIR e da Gestão Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.