Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Promovidas e fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, feiras são realizadas todos os domingos na Rua Benjamin Constant e Avenida Saul Elkind

Todos os domingos logo bem cedo, às 6 da manhã, cerca de 80 produtores rurais da região já estão na ativa comercializando seus produtos na tradicional Feira do Produtor. Afinal, são milhares de londrinenses que saem de casa neste dia em busca de produtos de boa qualidade e com preços acessíveis. Ótima opção para o consumidor e garantia de renda ao agricultor, as feiras são promovidas e fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e realizadas sempre das 6h às 12h em dois locais: Rua Benjamin (trecho entre as avenidas São Paulo e Rio de Janeiro) e na Avenida Saul Elkind, via mais movimentada da região norte.

Os comerciantes dessas feiras, todos eles agricultores locais, são facilmente identificados pelas barracas padronizadas por lonas verde-escuras. Nos locais é possível encontrar uma rica variedade de alimentos e produtos. São vendidos desde frutas e verduras frescas até pães, ovos, frios, embutidos, sucos, pastéis, entre outros. Tudo isso com preço acessível e qualidade. É por meio dessa atividade que os produtores conseguem colher frutos, não aqueles que cultivam e vendem, mas uma renda certa com dinheiro que entra de forma imediata.

“A feira proporciona ao produtor um espaço organizado e adequado para a realização da venda dos produtos que ele mesmo se esmerou para fazer. Essa comercialização direta possibilita um recurso garantido e ainda fortalece a participação e envolvimento familiar em processos como cuidar de pomares e hortas, e mesmo nos trabalhos nas barracas aos domingos”, destaca o gerente de Agroindústria da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Paulo Gonçalves.

Organização e fiscalização garantem qualidade

As atividades da Feira do Produtor são organizadas por uma comissão composta por membros da Secretaria, agricultores que são presidentes de associações e representantes da Câmara Municipal. Os trabalhos não giram em torno apenas da geração de renda. Uma reunião mensal é realizada para discutir e analisar casos e ocorrências, controlar a entrada e saída dos comerciantes, tratar de aposentadorias e das ações de fiscalização.

Segundo Gonçalves, uma equipe técnica é responsável pela fiscalização, realizando visitas regulares às propriedades dos produtores para verificar sua situação. “Há um acompanhamento direto para ver se os registros e documentações estão em dia e se a propriedade oferece condições ideais para oferecer, posteriormente, um produto fresco e de qualidade. Dessa forma, o consumidor final também sai ganhando”. A fiscalização também ocorre na própria feira, onde há a verificação de alvarás, do estado das barracas e dos alimentos comercializados.

Para participar da Feira do Produtor, o agricultor deve realizar o cadastro da propriedade rural e adquirir e renovar anualmente um alvará de licença junto à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Mais informações sobre a documentação necessária são fornecidas pelo telefone: (43) 3372-4789, com atendimento de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Locais da Feira do Produtor

•    Centro: R. Benjamin Constant, no trecho entre as avenidas São Paulo e Rio de Janeiro – ao lado do Terminal Central.

•    Cinco Conjuntos: Av. Saul Elkind, no trecho entre as ruas Caboclinho e Joaquina Oliveira Perfeito.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.