Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Sem demissões ou redução nos abates, setor avícola seguiu investindo em 2015

As indústrias avícolas do Paraná resistiram à crise econômica e cresceram em abate e exportação de carne de frango ao longo do ano. Distante do cenário negativo do país, o setor continua gerando empregos e distribuindo renda a todos os elos da cadeia produtiva. “Todos ganham com a avicultura. Daquele que cuida do aviário, do dono da propriedade e do galpão, ao transportador e ao funcionário do frigorífico”, destacou o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins, durante o Jantar do Galo 2015.

O evento aconteceu na última sexta-feira (20) na sede do Grupo GTFoods em Maringá e contou com a presença de lideranças do setor produtivo e também político. Destaque para o diretor administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti, e o deputado federal (PMDB-PR), Sergio Souza. Para o Sindiavipar, o momento era de celebração. “Se todo mundo trabalhasse com a realidade que a indústria avícola do estado trabalha e tivesse a felicidade que tivemos durante o ano, a história do Brasil seria outra, completamente diferente”, ressaltou Martins em seu discurso.

Os números de abate ilustram o pronunciamento do presidente. Segundo dados do Sindiavipar, 1,39 bilhão de cabeças de frango foram abatidas no estado entre janeiro e outubro de 2015, contra 1,30 bilhão registrado no mesmo período do ano passado. Até dezembro, o setor espera superar o recorde de 1,5 bilhão de aves em 12 meses. As exportações seguem o ritmo da produção, com crescimento de 21% no terceiro trimestre deste ano em comparação a 2014.

Na opinião do diretor industrial do Grupo GTFoods, Ciliomar Tortola, o mercado poderia ter sido mais generoso, mas não deixou de ser promissor. “A lição que tiramos a cada crise é que o empresário precisa sair da zona de conforto, evitar a acomodação e começar a analisar e acompanhar os custos de perto”. Durante o Jantar do Galo, o Grupo assinou a ampliação de um convênio com o BRDE que vai destinar até R$ 100 milhões para construção de novos aviários.

Expedição Avicultura

O evento também lançou a Expedição Avicultura – levantamento técnico-jornalístico da cadeia produtiva da carne de frango no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. O projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo e conta com o apoio do Sindiavipar. Durante o Jantar do Galo, o coordenador da Expedição Avicultura, Giovani Ferreira, destacou a importância de inciativas que busquem informar não só o produtor, mas também a população sobre o valor do setor.

“O objetivo da Expedição é mostrar a crescente relevância da avicultura dentro e fora da porteira, no desenvolvimento econômico e social do estado e do país. Mostrar que a contribuição para o público urbano não vem só no almoço de domingo, mas na geração de emprego e de renda”, destacou. A equipe de técnicos e jornalistas já percorreu a região Norte do Paraná em visita a indústrias, matrizeiros, incubatórios, produtores e centros de distribuição. Os próximos roteiros contemplam o Oeste e o Sudoeste do estado.

Asimp/Sindiavipar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.