Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Lúcia e Gabriela criam Quarto de Milha há mais de 14 anos e juntas viajam por todo o país para participar de provas de Três Tambores e Laço

Lúcia Cristina Sávio cresceu encantada com os cavalos de lida da fazenda de seu pai. Esse amor pelos equinos ela passou para a filha, Gabriela Sávio, que desde os oito anos pratica esportes equestres. Hoje, aos 29, Gabriela treina seus próprios animais e é destaque nas modalidades de Três Tambores e Breakaway Roping (Laço) nas competições da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).

“Em 2005, concretizei o sonho de ter um haras e morar com os cavalos, em Brotas (SP)”, disse a matriarca que acompanha a filha Brasil afora. Apaixonada pelo Laço, em 2010 Lúcia incentivou a filha a praticar o esporte. “Comecei a laçar bezerro junto com os homens, até que em 2012 a ABQM passou a realizar as provas de Breakaway Roping”, disse Gabriela sobre a modalidade que ganhou força entre as mulheres.

A atleta que treina 12 horas por dia e participa de provas aos fins de semana acumula vários títulos. Ela é tetra campeã do Congresso e bicampeã Nacional pela ABQM. “Chegar em casa de mão vazia é triste, sei que ela vai reclamar”, conta Gabriela sobre as cobranças da mãe. “Vejo nela o que eu queria ter sido. Inclusive voltei a competir. Nunca é tarde para realizar sonhos”, fala Lúcia orgulhosa da sua filha e, agora, treinadora.

A participação feminina na ABQM é significativa. A Associação conta atualmente com 5,2 mil mulheres associadas, 15% do total do quadro associativo. Considerando as duas etapas do 29º Congresso ABQM, 266 amazonas se apresentaram nas competições esportivas. O número representa 23% do total de participantes. Além disso, elas foram responsáveis por 1.645 inscrições, 21% do total registrado no evento.

Crescimento do evento e seu impacto econômico

Promovido pela ABQM, o 29° Congresso Brasileiro de Trabalho & Conformação foi realizado em duas etapas. A primeira, no Parque Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP), ocorreu de 9 a 14 de abril. A segunda foi realizada de 23 a 28 de abril no Rancho Quarto de Milha, em Presidente Prudente (SP). Juntas, as duas etapas somaram 7.640 inscrições de conjuntos (cavalo e competidor).

O número é 17% maior no comparativo com o ano anterior, quando foram registradas 5.270 inscrições. Participaram da edição 2019 do evento 1.124 competidores e 1.984 cavalos. O congresso reuniu ainda mais de 300 expositores de diversos segmentos e comercializou cerca de 250 cavalos em seis leilões. O impacto econômico nas regiões de Avaré e Presidente Prudente foi de, aproximadamente, R$ 7 milhões.

Juliana Antonangelo/Asimp

#JornalUnião

Foto Miguel Oliveira_ Divulgação ABQM

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.