Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais duas raças equinas estão presentes nesta semana na ExpoLondrina.  Depois de seis anos de ausência, a raça Mangalarga Marchador retorna à feira para a 1ª Exposição estadual do Cavalo Mangalarga do Paraná.

“Voltamos para Londrina para fomentar a raça no Estado”, explica o presidente do Núcleo do Cavalo Mangalarga Marchador do Paraná, Eduardo Guimarães. “A proposta é incluir a ExpoLondrina no nosso calendário”, acrescenta o coordenador de prova, Luciano Rocha.

Participam da feira cerca de 220 animais, de 70 criadores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Os julgamentos começam na quinta-feira (dia 16) e seguem até sábado (18), nos quesitos funcionalidade, andamento e morfologia. No domingo (dia 19), acontece o encerramento com a escolha dos grandes campeões. As atividades começam às 9 horas, na Pista de Atividades Equestres. O julgamento realizado na ExpoLondrina é uma seletiva para a Exposição Nacional, que acontecerá em julho, em Belo Horizonte (MG).

Dentro da programação está previsto também o 1º Leilão Império Mangalarga Marchador no sábado (dia 18), às 21 horas, no Recinto Horácio Sabino Coimbra.

O Mangalarga Marchador é considerado um cavalo de sela e o maior número de animais se concentra em Minas Gerais. No Paraná são 30 criadores da raça.

Crioulo

A raça Crioulo está representada por 100 animais, entre machos, fêmeas e potros de criadores do Paraná, Santa Catarina , Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso. Na sexta-feira (dia 17), a partir das 8 horas, na Pista Roberto Requião,  está prevista a concentração de machos. No sábado (dia 18), a partir das 9 horas, na Pista Central, haverá o julgamento. E no domingo (dia 19), também na Pista Central, às 9 horas, serão escolhidos os grandes campeões.

Este é o quinto ano consecutivo que a raça participa da ExpoLondrina. Segundo  o presidente do Núcleo Norte-Paranaense  de Criadores de Cavalos Crioulos, Elizandro Pellin, a raça se caracteriza pela rusticidade, resistência  e se adapta a qualquer clima.

 “O cavalo tem aptidão vaqueira”, diz.  A Associação Brasileira tem cadastrados 377 mil cavalos e a concentração do rebanho é na região Sul.

Asimp/SRP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.