Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Controles serão reforçados para evitar a entrada da Cydia pomonella no país

O Brasil vai reforçar o controle para prevenir a entrada e o estabelecimento da praga quarentenária Cydia pomonella. Para tanto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou ontem (28) instrução normativa com as diretrizes gerais do plano de contingência contra a praga. Ele estabelece as ações necessárias à aplicação de medidas preventivas e emergenciais de erradicação de focos e contenção da praga.

O Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) e Coordenação-Geral de Vigilância Agropecuária Internacional do Mapa também vão estabelecer ações conjuntas de prevenção a essa praga quarentenária.

“Vamos fortalecer as ações de fiscalização e controle de trânsito em portos, aeroportos e postos de fronteira, visando à inspeção de produtos agrícolas e artigos regulamentados que constituam risco de introdução e provenientes de locais onde há ocorrência da Cydia pomonella, transportados como carga ou bagagem de passageiros”, disse o diretor de Sanidade Vegetal do Mapa, Luís Rangel.

De acordo com ele, o Mapa divulgará ações de educação fitossanitária entre produtores, técnicos e população das áreas urbanas, com objetivo de manter a Cydia pomonella com o status de praga erradicada no Brasil. “Também serão adotadas medidas de vigilância em cultivos de espécies hospedeiras da praga, centrais de beneficiamento, processamento e distribuição e pontos de ingresso, inclusive nas áreas urbanas onde a praga foi erradicada.

A mariposa-das-maçãs (Cydia pomonella) é família dos oletreutídeos, de origem europeia, cujas larvas fazem túneis em frutos. A praga adulta tem asas anteriores cinzentas, com linhas transversais pardas e uma grande mancha marrom acobreada na porção apical das asas. São hospedeiros primários da praga a maçã, a pera, o marmelo e a noz europeia. E são considerados hospedeiros secundários as frutas de caroço, como pêssego, ameixa, damasco, cereja e nectarina.

O plano foi publicado por meio da Instrução Normativa nº 35, divulgada no Diário Oficial da União ontem (28).

A IN nº 35 também instituiu na Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) o grupo nacional de emergência fitossanitária, de caráter consultivo. O grupo vai identificar, propor e articular a implementação de ações preventivas de vigilância fitossanitária relacionadas com a introdução da Cydia pomonella no Brasil. Segundo Rangel, a equipe de emergência fitossanitária coordenará e executará todas as operações relacionadas com emergência no campo e as estratégias de atuação adotadas.

Confira aqui e aqui a IN nº 35.

Cláudia Lafetá/Asimp/MAPA

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.