Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontro será realizado durante a PorkExpo 2016, em outubro. Inscrições estão abertas

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai realizar, no dia 18 de outubro, um encontro sobre gestação coletiva de matrizes suínas, durante a PorkExpo 2016, em Foz do Iguaçu (PR). O evento reunirá profissionais do setor, pesquisadores e representantes do Mapa para debater os desafios e os casos de sucesso na implementação da técnica no país. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail comissao.bea@agricultura.gov.br. As vagas são limitadas.

A gestação coletiva de matrizes suínas consiste no alojamento em baias, onde as fêmeas têm espaço para exercer atividades sociais durante a maior parte do período de gestação. Em vez de serem mantidas em celas individuais, elas permanecem a maior parte da vida em grupo. Desta forma, as matrizes se movimentam mais. Isso reduz o estresse e melhora o tônus muscular, o que favorece o parto e diminui as lesões de articulações, pele, cascos e infecções urinárias.

“Além da melhoria da condição física e fisiológica, as fêmeas passam a interagir socialmente e ficam mais tranquilas.  Outra vantagem é a redução da mão de obra para o produtor”, avalia a representante da Comissão de Bem-Estar Animal da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e Cooperativismo do Mapa, Liziè Buss.

Durante o encontro, também será concluído o projeto “Estratégias do Serviço Veterinário Oficial e setor privado para adoção da gestação coletiva de matrizes suínas”, por meio dos Diálogos Setoriais – uma parceria entre Brasil e Europa para troca de experiências em diversas áreas, entre elas a agropecuária. Por seu intermédio são desenvolvidas ações como estudos e atualização científica.

Ainda durante o encontro, os peritos Cleandro Pazinato Dias e Antonio Velarde Calvo vão apresentar as conclusões de alguns estudos. Além dos peritos do projeto, profissionais da agroindústria irão mostrar seus trabalhos para a melhoria do bem-estar para esses animais e da sustentabilidade da cadeia produtiva.

Em agosto passado, o Mapa promoveu o primeiro encontro sobre gestação coletiva de matrizas suínas, em Chapecó (SC), com participação de mais de 300 profissionais e formadores de opinião do setor suinícola.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.