Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Eventos vão abordar integração Lavoura-Pecuária-Floresta, bem-estar animal e baixa emissão de carbono na suinocultura

A sustentabilidade na agricultura, as tecnologias de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iPLF) e de bem-estar animal e a baixa emissão de carbono na suinocultura serão alguns temas abordados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), durante a AgroBrasília, feira realizada entre os dias 12 e 16 de maio, na capital do país. 

No dia 13 de maio, o Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário (Depros/SDC) realizará um fórum que discutirá temas como o Plano ABC e a sustentabilidade na agropecuária, a iPLF e as políticas públicas para o bem-estar animal. O evento contará com a participação de representantes da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). 

No dia 15 de maio, haverá um dia de campo específico sobre integração Lavoura-Pecuária-Floresta – da conservação do solo ao bem-estar animal, voltado para a demonstração de tecnologias agropecuárias conservacionistas, na unidade de referência tecnológica do Mapa, dentro da AgroBrasília. O dia de campo é destinado a produtores rurais que poderão aprender um pouco mais sobre bem-estar animal, pecuária leiteira integrada em floresta, conservação do solo e silvicultura. O evento começa às 9h. 

A entrada é gratuita e as vagas são limitadas. Os interessados ainda podem fazer as inscrições por meio do email comissão.bea@agricultura.gov.br

Suinocultura 

A suinocultura será um dos destaques da SDC na AgroBrasília este ano. Durante todos os dias do evento, haverá uma vitrine tecnológica para mostrar aos produtores rurais como funcionam os sistemas de baixa emissão de carbono, mecanismos de produção limpa e aproveitamento econômico de resíduos na produção de suínos. 

No dia 14 de maio, será realizado o Workshop “Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono”, com início previsto para às 8h30 e término às 12h. Serão realizadas palestras sobre as alternativas de tratamento de efluentes na produção de suínos visando a redução das emissões de carbono, aproveitamento de biogás para a produção de energia elétrica e térmica e ainda sobre as linhas de crédito disponíveis para o tratamento de efluentes na suinocultura. 

No período da tarde, os participantes terão a oportunidade de fazer uma visita à Fazenda Miunça, do suinocultor Rubens Valentini, que fica próxima à Brasília, onde vão conhecer como funciona um sistema de tratamento de dejetos, de compostagem e de produção de biogás e energia elétrica com a suinocultura. A visita será das 14h às 18h. 

AgroBrasília

A AgroBrasília – Feira Internacional dos Cerrados, é uma das maiores feiras da região centro-oeste do agronegócio brasileiro e recebe empreendedores rurais de diversos portes, regiões e nacionalidades.
Para esta 8ª edição, espera-se um público em torno de 95 mil visitantes e cerca de 400 expositores. A expectativa de volume de negócios é manter a média alcançada em 2014, que foi de R$ 700 milhões. A AgroBrasília é realizada no Parque Ivaldo Cenci, saída de Brasília sentido a Unaí (MG).

Asimp/Mapa
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.