Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na segunda-feira (3), durante a Conferência Nacional das Câmaras Setoriais e Temáticas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a ministra Teresa Cristina pediu para cada câmara dois pleitos prioritárias para serem analisado pela pasta e defendido à nível de governo federal.  Para o setor sucroenergético nacional, será precisa priorizar a defesa da manutenção da taxação do etanol importando dos EUA e também que haja uma regulação sobre a elevação do peso no transporte de cana. O pleito foi defendido e apresentado pela presidente da Câmara da Cadeia Produtiva do Açúcar e Etanol do Mapa, Alexandre Andrade Lima.

Para o dirigente, que também preside a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), é essencial para o setor do açúcar e etanol do país a continuidade da taxação de 20% sobre a importação do etanol dos EUA. “Precisa ser mantida para evitar uma competição desleal com o nosso combustível nacional, que não é subsidiado como acontecer com o do país estrangeiro”, lembrou Andrade Lima no ato da entrega.

A regulação sobre a elevação do peso no transporte de cana é também crucial para o setor. Lima alertou que o produtor hoje está enfrentando o aumento do custo de produção em torno de R$ 5 por tonelada de cana devido à elevação do custo do frete. Desse modo, o Mapa precisa atuar junto ao governo federal para que seja criada resolução do Cotran para corrigir essa situação. O dirigente acredita que as duas pautas atendem a necessidade das áreas industrial e agrícola do setor sucroenergético.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.