Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desde a confirmação da ocorrência da FOC R4T na Colômbia, o Mapa vem atuando para barrar a entrada da praga no país

Dando continuidade às ações de prevenção para evitar a entrada da praga Fusarium oxysporum f.sp. cubense raça 4 tropical (FOC R4T), que pode afetar a produção de bananas em áreas de fronteira na Amazônia, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou uma ação de fiscalização em todo o estado de Roraima, inclusive na região de fronteira do Brasil com a Venezuela.

Foram inspecionadas propriedades em Rorainópolis, Caroebe, São João da Baliza, Caracarai, Iracema e Pacaraima, onde foram identificadas as áreas de produção de banana, bem como as principais variedades usadas e quais as pragas que as atacam. Não foi identificada nenhuma planta com FOC R4T.

“A região fronteiriça de Pacaraima/RR representa alto risco fitossanitário devido ao recente aumento da imigração, considerando que passam pela fronteira mais de mil pessoas por dia, muitos trazendo vegetais para sua alimentação”, ressalta a auditora fiscal federal agropecuária Juliana Ribeiro.

O Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) atua 24 horas por dia na barreira fitossanitária existente na fronteira e inspeciona todos os veículos e bagagens, reduzindo o potencial risco da região, apreendendo os vegetais não certificados que são vias para o ingresso das pragas exóticas ao País.

A ação faz parte do Programa de Prevenção e Vigilância de Pragas Quarentenárias Ausentes, do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, que estabelece as diretrizes das ações de prevenção por meio de educação fitossanitária, capacitação, ações fitossanitárias de prevenção e contingência.

Desde a confirmação da ocorrência da FOC R4T na Colômbia, o Mapa vem atuando para barrar a entrada da praga no Brasil. Em agosto, a SDA realizou ações na região da tríplice fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru. “Estamos realizando levantamentos em todo o País, mas o principal foco são as áreas de fronteira amazônica”, explica Juliana.

A raça 4 tropical desse fungo é uma variação mais agressiva do já conhecido “Mal do Panamá” ou “Fusariose da bananeira”, e não há ainda variedades resistentes ou manejo químico viável para seu controle. A entrada desta praga no País representaria grandes perdas para os produtores de banana, com alto impacto socioeconômico para o Brasil.

Participaram desta atividade auditores fiscais federais agropecuários e engenheiros agrônomos da Coordenação-Geral de Proteção de Plantas, da Superintendência Federal de Agricultura do Estado de Roraima (SFA/RR) e do Amazonas (SFA/AM), da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR), da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON), da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF). A ação contou ainda com a participação do pesquisador da Embrapa Roraima, Daniel Schurtz.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.