Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Aeroportos terão esquema especial de fiscalização

O sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) será reforçado nos principais pontos de entrada de delegações, autoridades e turistas que vêm ao Brasil para os Jogos Olímpicos 2016, de 5 a 21 de agosto, e Paralímpicos, de 7 a 18 de setembro. Para garantir o cumprimento dos requisitos internacionais, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai aumentar o número de profissionais das equipes que fiscalizam o ingresso e saída de bagagens com alimentos, medicamentos veterinários, bebidas e animais.

Para os aeroportos de Brasília (DF), Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Confins (MG), Manaus (AM), Salvador (BA) e Viracopos (SP), o número de funcionários do Vigiagro terá incremento de 35%, passando de 114 para 154 nos Jogos Olímpicos. Já nos Jogos Paralímpicos, o aumento será de 24%.

Os aeroportos do Galeão  e de Guarulhos também serão reforçados com pessoal da própria superintendência do Mapa nos respectivos estados, informa a coordenadora do Vigiagro, Edilene Cambraia. Segundo ela, os servidores do ministério também estão participando de ações simuladas para testar a capacidade de fiscalização do país.

Para atender as delegações, as autoridades aeroportuárias estabeleceram fluxo especiais, em que todos os procedimentos-padrão de fiscalização serão cumpridos. “Desta forma, além de agilizar o desembaraço de pessoas, bagagens e cargas que vêm para as competições, evitamos aumentar as filas nos procedimentos rotineiros, dando prioridade ao atendimento dos atletas, sobretudo aos paralímpicos acompanhados de cães-guia”, diz  Edilene.

Normas de entrada de pessoas, animais e cargas

O Mapa já comunicou ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) as normas que devem ser cumpridas para a entrada de pessoas, animais e cargas no país. O COB deve informar às delegações dos países estrangeiros participantes das competições.

No início de abril, a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa criou um grupo de trabalho interno para oferecer subsídios técnicos e operacionais durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 e viabilizar o cumprimento das normas sanitárias. O Grupo de Trabalho Olimpíadas SDA vai coordenar as demandas de importação de material de origem animal e vegetal, controlado pelo Ministério da Agricultura.

Em março deste ano, o Mapa estabeleceu os procedimentos para importação de cães-guia durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016 e dos produtos para a sua alimentação.

Asimp/MAPA

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.