Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Emoções marcaram entrega do troféu na PorkExpo 2014

Uma cerimônia repleta de surpresas e emoções, num auditório lotado com os representantes das maiores empresas e granjas da suinocultura brasileira. Este foi o cenário que compôs a entrega do prêmio ‘Melhores do Ano da Suinocultura’, da PorkExpo 2014, na segunda noite do evento, em Foz do Iguaçu. O intuito do projeto é homenagear as pessoas que fazem a diferença na nossa suinocultura e com isso ajudam a construir a força do nosso país. E a grande diferença desta premiação é que ela é realizada por meio de uma votação on-line e não por uma comissão técnica pré-estabelecida. Assim, todo o segmento ouve a voz independente das centenas de pessoas que no dia-a-dia de seu trabalho convivem com os que dedicam suas vidas a este importante setor do agronegócio.

A cerimônia foi conduzida por Luciano Roppa e destacou o trabalho de trinta e seis profissionais e três cooperativas. O auditório do Mabu Resort Hotel ficou completamente lotado. Na ocasião, cada premiado recebeu um troféu e teve a oportunidade de se pronunciar em relação à homenagem recebida. A premiação foi dividida em 13 categorias. Jovem empreendedor, melhor dirigente de associação, melhor frigorífico, melhor empresa, melhor pesquisador, melhor professor universitário, melhor cooperativa, meio ambiente, melhor produtor, sucessão familiar, melhor técnico autônomo, melhor técnico de cooperativa e melhor técnico de empresa.

A noite foi ganhando em emoção a cada vencedor chamado. “É uma honra muito grande receber esta homenagem. Agradeço de coração a todos e quero compartilhar esta minha alegria com os profissionais que batalham diariamente pela suinocultura. Acreditamos muito nesta atividade” falou emocionado Olinto Arruda, um dos maiores criadores individuais do Brasil, dono da Granja Água Branca, vencedor como melhor produtor. “É um trabalho árduo, mas feito com muito carinho e dedicação. Estamos há 22 anos na suinocultura e nunca tive um reconhecimento assim, dedico este prêmio a todos os que batalham ao nosso lado”, declarou em meio a lágrimas o presidente da Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS), Valdomiro Ferreira Junior. “Fazemos cooperativismo puro. Um verdadeiro trabalho de família, muito sincero. Em nome da Majestade, agradeço a todos vocês”, declarou com lágrimas nos olhos Loreni Domingos Foscarini, da Cooperativa Majestade. A mesma emoção que tomou conta do diretor da Mig-Plus, Flaury Migliavacca, que recebeu o prêmio como melhor empresa e destacou a homenagem feita pelos organizadores da PorkExpo ao seu irmão, Lanes, morto neste ano. “Tenho o maior orgulho desta categoria. E quero agradecer profundamente à PorkExpo 2014 pela lembrança feita ao meu irmão. Trabalhei com ele a vida inteira e vou levar esta história para a eternidade”, afirmou num dos momentos mais tocantes da noite. O diretor do Grupo Master Agroindustrial, Mário Faccin, recebeu o prêmio Sucessão Familiar em nome do filho, Mário Faccin Junior, e brincou com a ausência dele. “Se ele venceu nesta categoria, nada melhor do que ficar na empresa, trabalhando. Fico muito feliz em receber este troféu. A vida é feita de muito trabalho, mas também de incentivos. E passar o bastão ao meu filho talvez seja o último desafio que enfrento. Assim, a nova geração continua o trabalho que deve ser feito. Obrigado a todos!’, falou. O especialista em mercado mundial de carnes, Osler Desouzart, recebeu a honraria na categoria Melhor Técnico Autônomo e também brincou com a lembrança. “Estou ficando preocupado. São muitas homenagens em pouco tempo. Falando sério, quero dizer a vocês que quando iniciei neste trabalho, em 1978, pensava rapidamente em sair. Mas aves e suínos só tem porta de entrada. Não dá para sair. Tenho orgulho em fazer parte desta família e ter uma ligação estreita com os organizadores deste evento e deste prêmio. Obrigado a todos vocês que me tratam sempre com muito carinho. Uma geração está deixando a cadeira e jovens chegam. Levem adiante este trabalho. Façam barulho na suinocultura do planeta inteiro”, emendou com o brilho de sempre nos olhos.

Os pesquisadores e cooperativistas também receberam muitos aplausos depois de serem chamados ao palco. Janice Zanella, uma das maiores autoridades mundiais em sanidade suína e nova chefe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Aves e Suínos (Embrapa - Aves e Suínos), vencedora como melhor pesquisadora, relembrou o ano histórico que teve em sua vida. “É uma grande emoção. Quero agradecer a Deus, a minha família e a Embrapa pela força e pelo amor. Foi um ano de conquistas e muito feliz. Enfrentei um processo seletivo difícil e contei com a ajuda de muita gente. Amo a suinocultura. Amo o Brasil. E continuo acreditando”, declamou sob muitos aplausos. Outro professor e pesquisador vencedor foi Roberto Guedes, da Universidade Federal de Minas Gerais, que prestigiou a PorkExpo 2014 durante os dois primeiros dias, mas precisou viajar antes de receber o seu troféu. A homenagem foi entregue ao colega dele José Eustáquio Cavalcanti. Rony Giongo foi outro representante incumbido de receber o prêmio, em nome de Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, presidente da Cosuel, vencedora como melhor cooperativa. “É um prazer representar o Carlos e toda a família Cosuel. Estamos nesta caminhada há anos e seguimos todos vivos e confiantes”, afirmou. Já Lúcio Rosa de Almeida exortou a importância da criação de carne suína para a Copercampos, cooperativa vencedora na categoria meio ambiente. “São 25 anos de cooperativismo e há 15 anos atuando com suínos. A direção entendeu que o suíno pode ser produzido sem poluir o meio ambiente, com sustentabilidade e dando exemplo de proteção à natureza. Vamos continuar em frente”, sustentou.

O grito pelo trabalho profissional desenvolvido pelas cooperativas do segmento continuou na entrega do prêmio a Dirceu Zotti, da Cooperativa LAR, vencedor como técnico da área. “Faço questão de agradecer à organização do evento, à cooperativa, à diretoria e a toda a equipe. Ademar, Evandro, Edgar, Clayton, Eder, André e Jackson. Este prêmio é de vocês também”, indicou. O vencedor na categoria técnico ligado a empresas ficou com Mário Pires, da DB Genética Suína. “Primeiro, quero agradecer ao Luciano Roppa e à PorkWorld. Vocês são o que há de melhor na suinocultura brasileira. Sempre incentivando o trabalho de todos. E a excelência da equipe da DB. Equipe que integro e respeito pelo trabalho desenvolvido. É um orgulho participar deste sonho há vinte anos. Muito obrigado Décio Bruxel”, agradeceu com entusiasmo. Outra família homenageada na cerimônia foi a Schoeler, tradicionalíssimos produtores do Paraná, na lembrança de Diego Schoeler, vencedor na categoria jovem empreendedor. “Este troféu é resultado do suor e do trabalho de irmãos, tios, pais, muita gente que ama este ofício e que, certamente, está agradecida pela homenagem que recebo agora”, falou.

Finalizando, o mestre da cerimônia, Luciano Roppa, um dos nomes que mais contribuíram para a suinocultura de nosso país, chamou a Diretora de Conteúdo da Safeway e presidente da PorkExpo 2014, Flávia Roppa, ao palco e falou aos colegas e amigos.  “Nestes 66 anos de vida, tenho muito orgulho do trabalho feito por este segmento e também pela minha filha, que apoia a suinocultura. Parabéns aos produtores, pesquisadores e representantes da indústria. Parabéns filha. Que esta festa seja cada vez mais linda. Vocês todos merecem”, concluiu.

Confira os ganhadores do prêmio “Melhores do Ano da Suinocultura” da PorkExpo 2014:

Jovem Empreendedor: Diego Schoeler (Schoeler Suínos)

Dirigente de Associação: Valdomiro Ferreira Júnior (APCS)

Frigorífico: Loreni Domingos Foscarini (Cooperativa Majestade)

Empresa: Flauri Ademir Migliavacca (Mig-Plus)

Pesquisador: Janice Zanella (EMBRAPA)

Professor Universitário: Roberto Mauricio Carvalho Guedes (UFMG)

Cooperativa: Carlos Alberto de Figueiredo Freitas (Cosuel)

Meio Ambiente: Lucio Marsal Rosa de Almeida (Copercampos)

Produtor: Olinto Arruda (Fazenda Água Branca)

Sucessão Familiar: Mário Faccin Júnior (Master Agroindustrial)

Técnico Autônomo: Osler Desouzart

Técnico de Cooperativa: Dirceu Zotti (Cooperativa LAR)

Técnico de Empresa: Mario Pires (DB Genética Suína)

Izadora Pimenta/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.