Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

País tem potencial de 30 a 45 milhões de hectares de áreas irrigáveis, mas hoje só ocupa 6,5 milhões

O coordenador-geral de Irrigação e Estratégias contra a Seca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Demétrios Christofidis, defendeu o aumento das áreas irrigadas no Brasil como forma de enfrentar a crise hídrica na agropecuária.

Christofidis participou na terça-feira (8) de uma audiência na Comissão Especial da Câmara dos Deputados destinada a debater os efeitos da escassez de água no país e propor medidas que minimizem os impactos.

O Brasil tem potencial de 30 a 45 milhões de hectares de áreas irrigáveis, mas atualmente apenas 6,5 milhões de hectares são efetivamente irrigados, informou o coordenador.

Atlas da água

Para mitigar os impactos da seca, o Mapa defende a ampliação das áreas e o aperfeiçoamento dos perímetros que já estão sob irrigação. Christofidis afirmou que, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e com a Agência Nacional de Águas (ANA), o ministério está desenvolvendo o Atlas da Água, que vai mapear detalhadamente a situação.

“A partir desse atlas, poderemos, com pequena inflexão nos cuidados com as áreas irrigadas, seja por expansão, seja por melhoramento, modificar nossa capacidade produtiva”, disse o coordenador aos parlamentares.

O Mapa trabalha em três linhas de ação para enfrentamento da crise hídrica. A primeira é melhorar o funcionamento das áreas já irrigadas, aperfeiçoando práticas e instalando unidades demonstrativas. Em segundo lugar, está a implantação de infraestrutura hídrica, de energia e de estradas de modo a agilizar a outorga para irrigação. Por fim, vai estudar e planejar as áreas irrigáveis, com intuito de identificar áreas com aptidão.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.