Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Tereza Cristina participou, em São Paulo, da abertura da Anufood, feira de negócios exclusiva para o setor de alimentos e bebidas

Em entrevista ontem (12) em São Paulo, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que espera a boa vontade do governo dos Estados Unidos no sentido de reabrir o mercado de carne bovina in natura para as exportações brasileiras. A ministra, que viaja aos EUA na comitiva do presidente Jair Bolsonaro, semana que vem, explicou que o Brasil já cumpriu todas as exigências feitas pelos americanos em relação à qualidade do produto brasileiro e agora está pronto para dar início às exportações ou mesmo para receber uma missão americana no país que ateste o cumprimento das exigências.

Tereza Cristina confirmou também que estará na pauta das conversas com os americanos o comércio do etanol e do açúcar. Os americanos querem reduzir a cota de importação do etanol imposta pelo Brasil como proteção ao mercado interno, e o Brasil quer o mesmo em relação ao açúcar exportado aos EUA pelas empresas brasileiras. A ministra explicou que a questão do açúcar é muito importante para o governo do país, pois há alguns anos as exportações brasileiras para o mercado americano não crescem. Também será discutida a abertura de mercados para exportação de carne suína, entre outros assuntos.

Feira em São Paulo

Tereza Cristina participou da abertura da Anufood, feira de negócios exclusiva para o setor de alimentos e bebidas, em São Paulo. Ela destacou a importância da feira e desejou que alcance o mesmo sucesso duradouro de sua irmã alemã, a feira de Anuga. Disse que a qualidade da comida e da bebida produzidas no Brasil garantirá, em pouco tempo, o sucesso da feira. Tereza Cristina disse ainda que a feira demonstra como o Brasil tem plenas condições de agregar valor aos produtos que exporta, o que é muito melhor por gerar empregos também nas indústrias do país.

Nas negociações com a China, um dos grandes parceiros comerciais do Brasil no agronegócio, ela acha que o país precisará demonstrar que a indústria brasileira de alimentos e bebidas é moderna e tem capacidade de exportar produtos já acabados para o maior mercado consumidor da Ásia, que atualmente ainda é muito voltado às commodities.

Nesta tarde, a ministra fará palestra no Congresso Anufood, em painel sobre segurança alimentar, tratando do papel do Brasil. O Congresso é realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) Projetos e pela Fiesp e Senai, no anfiteatro.

A ministra participa do evento acompanhada do secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, Fernando Camargo, e dos secretários adjuntos de Política Agrícola, José Angelo Mazzillo, e de Comércio e Relações Internacionais, Flávio Bettarello.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.