Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Kátia Abreu diz que a ideia é tratá-los como químicos convencionais

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, anunciou na quarta-feira (4) que vai criar mecanismos para desburocratizar o Registro Experimental Temporário (RET) de agroquímicos utilizados na agricultura para reduzir o prazo do registro final desses produtos.

Em entrevista coletiva após a inauguração de dois novos laboratórios da Bayer CropScience, na cidade de Paulínea (SP), ela informou que a ideia é tratar os produtos importados para o estudo de moléculas e desenvolvimento de novos produtos como químicos convencionais. “Isso facilitará a pesquisa”, defendeu.

O Ministério da Agricultura, segundo Kátia Abreu, também quer duplicar o número de agrônomos para agilizar a análise desses produtos, antes da liberação comercial. “Cada técnico analisa 40 processos por ano e duplicaremos a quantidade de agrônomos para que tenhamos número maior de produtos analisados”, disse.

“Temos não mais de que 100 técnicos operando agroquímicos no país e vamos ainda formar pessoas no Brasil todo para multiplicar esses operadores”, observou.

A ministra disse ainda que o corte de R$ 30,5 bilhões, determinado pelo governo, do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) foi focado na demanda por esses recursos. Ela informou que o governo levantou os dados sobre o desempenho desses empréstimos, principalmente para os grandes produtores, e observou uma procura “baixíssima”.

“Nós levantamos, antes de dar o grito, o desempenho dos empréstimos e, principalmente para os grandes produtores, a tomada foi baixíssima nesse período. A redução proposta foi exatamente em cima da demanda, pois, se tivesse tido procura, não tinha mais nenhum real", acrescentou Kátia Abreu.

Moderfrota

Ela explicou ainda que no caso do Moderfrota, linha de crédito destinada à compra de máquinas agrícolas para os pequenos e médios produtores, já foram contratados 70% dos recursos para a safra 2015/2016, "tamanha a agilidade desses agricultores”. A demanda foi tão forte, segundo a ministra, que parte dos recursos foram guardados para o próximo semestre. "Guardamos uma parte do Moderfrota para o semestre que vem, porque a safra vai de julho a junho de 2016", explicou a ministra.

Kátia Abreu comentou ainda informações de que persistem as dificuldades para a captação do crédito rural. Ela afirmou que houve um aumento de 30% na tomada de crédito por parte de agricultores entre julho e setembro da safra 2015/2016, em relação ao mesmo período da safra passada. Admitiu, no entanto, que, devido à crise, as instituições financeiras estão mais restritivas na análise de liberação de empréstimos. 

"Se bancos, em sua autonomia e de forma privada, querem obedecer às regras de Basileia e querem se tornar mais seguros com relação aos empréstimos, não podemos obrigá-los", disse a ministra. "Eles estão mais exigentes em relação aos empréstimos e isso é uma autonomia dos bancos.”

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.