Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Confira ainda nesta edição: ampla oferta de tomate pressiona cotações

Repórter Raphael CostaData de publicação: 17 de Agosto de 2019, 11:00h

Uma estimativa divulgada nesta semana aponta para um aumento na moagem de cana para a temporada 2019/2020. O crescimento, de acordo com o levantamento, deve ser de 2%. Porém, a produção de açúcar não deve acompanhar o movimento.

Quem vai nos explicar o motivo dessas tendências, além de comentar outros assuntos, é a jornalista Carla Mendes, do Notícias Agrícolas. Bem-vinda, Carla.

“Realmente, a moagem de cana-de-açúcar no Brasil deve aumentar, chegando à 2% na safra 2019/2020 comparada a safra anterior, superando 630 milhões de toneladas. Nós temos um percentual menor de açúcar a ser produzido com uma safra mais alcooleira. Geralmente, temos essa mudança a cada safra com os usineiros do Brasil optando pelo mercado mais oportuno e rentável. Por isso devemos ter uma menor produção nessa temporada.”

As batatas tiveram um aumento recente no preço em São Paulo e no Rio de Janeiro. A situação está boa para os produtores da cultura, Carla?

“A situação é interessante, mas apesar dessa alta nos preços, que passa dos 5% em algumas regiões, a preço do produto no Rio de Janeiro foi de R$ 126 por saca de 50 quilos. A perspectiva do produtor é de que não haja uma volume maior de batata sendo colhida na próxima semana. Preços mais altos, mas sem produto para esses preços em algumas regiões, equilibrando a situação.”

Apesar da chegada do frio, a oferta de tomate no Brasil continua grande e como consequência, as cotações do produto seguem pressionadas. Como está o cenário para o tomate nesse momento, Carla?

“Somente na última semana, segundo informou a Ceagesp em São Paulo, os preços caíram 37% nos tipos mais comercializados, que são o 2A e o 3A – isso falando de uma caixa de 18 à 20 quilos que está valendo somente R$ 20 pagos ao produtor. Essas baixas muito intensas são resultado dessa oferta maior, que vieram no início da semana com o clima quente que contribuiu para a maturação do fruto.”

E quem está sofrendo influência direta por conta das movimentações do dólar é o feijão. De que forma o preço da moeda tem atingido quesitos como a produção e na exportação do feijão, Carla?

“Se de um lado nós temos as exportações favorecidas com o dólar mais alto, tendo preços mais elevados. Esse dólar elevado aumenta os custos de produção e preocupa o produtor, uma vez que nossos insumos em sua maior parte são lastreados em dólar fazendo com que o preço suba inevitavelmente.”

Obrigado pelos esclarecimentos, Carla. Quem quiser saber mais novidades do agronegócio é só acessar o Notícias Agrícolas, certo?

 “É isso mesmo. Para quem quiser saber mais sobre o agronegócio brasileiro e mundial: noticiasagricolas.com.br. Até a próxima, Raphael".

(Raphael Costa - O repórter Raphael Costa formou-se em 2015 no Centro Universitário de Brasília (CEUB), mas deu início à sua carreira anteriormente. Originalmente paulista, começou em um programa de Rádio e TV local, até se mudar para Brasília. Com cerca de três anos de casa, é a voz que noticia esportes, agricultura e economia.)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.