Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Entre outros pontos, proposta permite que o produtor divida a propriedade em partes menores e ofereça apenas uma fração como garantia de financiamento

Em vigor desde dois de outubro, a Medida Provisória 897/19 modifica regras de acesso ao crédito rural para ampliar as garantias oferecidas pelo produtor ao banco que concede o financiamento. A principal novidade é a criação de um fundo a partir da associação de até 10 produtores rurais: o Fundo de Aval Fraterno (FAF). Ele será oferecido como garantia para a quitação de dívidas do crédito agrícola. A expectativa do governo é que a medida contribua para destravar uma linha de crédito do BNDES no valor de R$ 5 bilhões.

Outra medida facilitadora de crédito prevista na MP permite que o produtor rural divida a propriedade em partes menores e ofereça apenas uma dessas partes como garantia do financiamento. Atualmente, o produtor precisa oferecer todo o imóvel como garantia, o que, por vezes, vale mais que o valor do empréstimo. O texto, que tem vigência de até 120 dias, está em análise no Congresso Nacional, em comissão mista composta por deputados e senadores.

Para o relator da matéria no colegiado, deputado Pedro Lupion (DEM-PR), as facilidades de acesso ao crédito propostas pelo governo federal podem alavancar o agronegócio brasileiro.

 “A medida prevê uma facilitação no acesso ao crédito, o fomento do crédito para a produção agrícola. É uma medida provisória que avança muito dentro da agropecuária, facilita a vida do produtor, das cooperativas, de empresas cerealistas. Faz com que a gente tenha mais tranquilidade na hora de contar com o apoio das instituições financeiras para ter crédito e financiar nossas safras”, defendeu o parlamentar.

Outro trecho da MP 897/19 possibilita que títulos de crédito do agronegócio, como a Cédula Imobiliária Rural (CIR), a Cédula do Produto Rural (CPR) e a Escrituração Eletrônica, sejam emitidos em moeda estrangeira e registrados no exterior, sendo assegurada a correção cambial. O objetivo é que a iniciativa estimule o investimento estrangeiro no agronegócio.

O presidente da comissão mista que analisa o tema, senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), considera esse ponto importante para a expansão da produção agrícola brasileira.

 “Tem recursos nesse projeto que a ministra Tereza Cristina, ainda como deputada, trabalhou muito. A ideia é trazer dinheiro de outros países, fazer internalização de recursos em dólar para que produtores e empresários vejam se é mais vantajoso trazer dinheiro de fora. Sempre tinham restrições. Agora, é possível que produtores, comerciantes, cooperativas, possam acessar o recurso em dólar”, ressaltou o senador.

Segundo o economista e consultor técnico da Frente Parlamentar da Agropecuária, Célio Porto, esses títulos são emitidos pelos agricultores para fornecedores (agroindústrias de insumos) ou compradores (processadoras ou exportadoras).

“O título chegará para a agroindústria, para o fornecedor de insumos, à cooperativa ou indústria. Com isso, se tem uma maior disponibilidade de crédito, evidentemente com crédito a juros menores para o produtor. O benefício do agricultor é indireto. Na maioria dessas operações, o primeiro beneficiário é a agroindústria ou a cooperativa”, explicou o especialista.

Arte: Italo Novais/Agência do Rádio Mais

Porto frisa ainda que a entrada de financiadores externos dá musculatura para que os produtores possam planejar antecedência suas safras. “Isso viabiliza crédito a longo prazo para o setor, isso é uma grande vantagem ao atrair investidores externos. Internamente, na medida que se tem uma maior disputa entre agentes financeiros e o agricultor não precisa ficar amarrado com todo seu patrimônio em um único banco, a gente espera que isso atraia mais recurso a juros menores para os agricultores”, completou.

Tramitação

Para que a MP continue em vigor após o prazo de validade, a comissão formada por 13 deputados e 13 senadores precisa aprovar um parecer favorável sobre o texto. Depois, é necessário o aval dos parlamentares em votação nos Plenários da Câmara e do Senado. A previsão que o relatório no colegiado seja votado em 27 de novembro.

Sara Rodrigues/Agênci do Rádio

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.