Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prefeito Alexandre Kireeff inaugurou, nesta sexta-feira (25), o Espaço da Agroindústria Familiar, localizado no Mercado Municipal Shangri-lá, loja 33, na Rua Visconde de Mauá, 168. O projeto, de iniciativa da administração municipal, é coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e o espaço foi cedido pela Companhia de Habitação de Londrina (Cohab). O objetivo é fomentar e qualificar o desenvolvimento local, além de apoiar o agricultor familiar.

A iniciativa também visa estimular o beneficiamento da produção (agroindustrialização), a fim de agregar valor aos produtos, atendendo padrões de qualidade exigidos pelo consumidor; proporcionar mecanismos e ações que visem a interação direta entre produtores rurais e consumidores da área urbana e garantir programas e projetos que possam interagir entre Desenvolvimento Rural, Segurança Alimentar e Abastecimento Urbano.

Durante a solenidade, o prefeito Kireeff ressaltou que trata-se de mais uma ação de incentivo ao pequeno produtor, neste caso direcionada à agroindústria familiar. “O princípio da agroindustrialização é uma das principais vertentes que nós podemos apostar no sentido de construir um país mais próspero e com mais oportunidades”, disse. “Já havíamos aberto o Mercado do Campo, que atende a produção agrícola familiar, no fornecimento de alimentos para a Rede Municipal de Ensino, inauguramos mais um espaço para o Programa de Economia Solidária, na praça 7 de Setembro, e agora temos mais uma expansão”, lembrou.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Vitor dos Santos Junior, trata-se de um ponto de apoio para que o produtor possa comercializar seus produtos e conhecer o funcionamento de uma empresa. “A maioria dos produtores têm dificuldades em comercializar os produtos, então este ponto vem para apoiá-lo e, a parir daí, ele terá mais segurança para dar continuidade em sua atividade”, disse.

A diretora de Abastecimento da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Maria Inez Passini, ressaltou que oferecer este espaço de comercialização valoriza a produção do agricultor. “Ganha o produtor, que terá um local adequado para escoar a sua produção e ganha o consumidor, que poderá adquirir produtos de qualidade”, disse. “Este projeto também será um incentivo para que novos agricultores regularizem a sua situação, para que possam atuar neste espaço”, completou.

Comercialização - Inicialmente o local será utilizado por cinco produtores que participaram da Chamada Pública 002/2016, destinada à comercialização conjunta dos produtos da agroindústria familiar. Entre os produtos que serão comercializados estão pães caseiros, produtos derivados de café, suco natural, polpas de frutas, geleia, bolos, biscoitos, quiabo, abobrinha e milho verde embalados. O Mercado Sangri-lá funciona das 7 às 19 horas.

Como a chamada pública já foi encerrada, outros produtores que têm interesse em comercializar seus produtos no local devem preencher um requerimento na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Os requisitos são: ser agricultor familiar, produtor da agroindústria, e estar com as documentações em dia como, por exemplo, a licença sanitária. O espaço tem capacidade para receber até 10 produtores da agroindústria familiar. Mais informações podem ser obtidas no telefone (43) 3372-4785.

Também participaram da solenidade de inauguração o presidente da Cohab, José Roberto Hoffmann, a vereadora Elza Correia, os produtores que participam do projeto, além de diversos representantes da sociedade civil organizada e secretariado municipal.

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.