Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Sistema apoiará crescimento sustentável e fiscalização sanitária do setor

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) lançou na sexta-feira (4) o Cadastro Único Nacional Vitivinícola, que visa a fomentar o crescimento sustentável e otimizar a fiscalização sanitária da uva, vinho, sucos e derivados. O lançamento ocorreu durante visita à Casa Embrapa, na Expointer 2015, em Esteio (RS).

O cadastro único vai integrar outros bancos de dados que são mantidos pelo Mapa, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pela Secretaria de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul e pelo Instituto do Vinho (Ibravin), formando um sistema único de informações sobre a cadeia produtiva da uva e do vinho.

As quatro instituições, que assinaram termo de cooperação técnica nesta sexta-feira, formarão um grupo de trabalho que terá 30 dias para desenvolver o projeto de integração das plataformas. O banco de dados único, disse a ministra, será baseado no cadastro criado pelo governo do Rio Grande do Sul, que já funciona com eficiência no estado.

De acordo com a ministra, o cadastro integrado de informações vai organizar o setor e subsidiar a elaboração de políticas públicas.

“Como podemos chegar à Presidência da República e pedir uma política pública sem conhecer o setor? Volume produzido, quantidade de produtores, onde estão e quais as dificuldades. Esse cadastro terá diversas utilidades não apenas para defesa agropecuária, mas para a qualidade e a garantia ao mercado consumidor”, afirmou Kátia Abreu, durante solenidade na Casa Embrapa.

A ministra ainda designou a comissão técnica organizadora do 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, que será realizado em 2016 no município de Bento Gonçalves (RS). O evento promoverá o vinho brasileiro no cenário mundial e trará ganhos técnico-científicos para a cadeia, destacou Kátia Abreu.

“Mostraremos ao mundo que, em breve, nossos vinhos irão além-fronteiras. Queremos levar nossos produtores de vinho às viagens e feiras internacionais. Vamos fortalecer esses produtores perante os mercados nacional e internacional”, enfatizou a ministra.

Asimp/MAPA

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.