Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em sua quinta edição, projeto pauta motivos, impactos e soluções à crise provocada com o embargo europeu; equipes vão percorrer sete estados, que respondem por 88% da produção e 93% da exportação nacional

A Expedição Avicultura volta à estrada em um dos momentos mais críticos do setor na última década. O desafio é fortalecer a iniciativa como um palco de discussão capaz de integrar a cadeia em busca de soluções à crise estabelecida com o embargo europeu à carne de frango do Brasil. Para garantir essa amplitude e capilaridade do debate, em 2018, o projeto técnico-jornalístico vai percorrer sete estados, que respondem por 88% da produção e 93% das exportações da proteína. Além de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, a equipe desembarca pela primeira vez em Pernambuco, um dos principais polos de expansão de produção e consumo no Nordeste.

O lançamento desta que é a quinta edição do projeto ocorre na terça-feira (29), no terminal da Brado Logística em Cambé, Norte do Paraná. Apoiado no tema “Desafios e Oportunidades no Brasil e no Mundo”, o diagnóstico traz à pauta o impacto do embargo da União Europeia (UE) e assuntos relacionados como sanidade, bem estar animal e consumo. “Nesse momento, precisamos discutir e ressaltar, principalmente para o consumidor, que o frango brasileiro atende rigorosos padrões sanitários. Nosso problema é muito mais político do que técnico”, destaca o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Avicultura, Giovani Ferreira.

A carne de frango é a proteína animal mais consumida pelo brasileiro. Em 2017, o índice per capita chegou a 42 kg/ano, valor superior ao alcançado pelas carnes suína (14,7kg/ano) e bovina (26,4kg/ano). Mesmo assim, na opinião de Ferreira, ainda é possível ganhar desempenho. “É uma proteína saudável, versátil e acessível do ponto de vista econômico. Aumentando a demanda brasileira, conseguimos equilibrar a relação entre o mercado doméstico e o internacional”, completa.

Roteiros

Entre os meses de maio e agosto de 2018, a equipe de técnicos e jornalistas vai percorrer mais de 15 mil quilômetros por sete estados brasileiros, que juntos têm potencial para produzir 11,5 milhões de toneladas e embarcar 3,5 milhões de toneladas da proteína – os números equivalem a 88% e 93% do desempenho nacional, respectivamente.

Os roteiros têm início pelo Paraná, principal produtor e exportador de carne de frango do país. Segundo projeção da Expedição Avicultura, o estado deve produzir 4,3 milhões de toneladas da proteína este ano – crescimento de 4,5% em relação a 2017. Em seguida, aparecem Santa Catarina (2,08 mi t), Rio Grande do Sul (1,8 mi t), São Paulo (1,1 mi t), Minas Gerais (1,02 mi t), Goiás (884 mil t) e Pernambuco (130 mil t).

Para abrir os roteiros de campo, a Expedição Avicultura reúne o setor avícola nesta terça-feira (29), no terminal da Brado Logística em Cambé (PR). A programação técnica tem início às 8h30 e conta com a participação do diretor comercial e de operações da Brado, Marcelo Saraiva, o presidente-executivo da SPRO IT Solutions, Almir Meinerz, e o gerente regional de avicultura da Boehringer Ingelheim, Emerson Godinho.

Para confirmar presença no evento, clique aqui.

Camila Tsubauchi/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.