Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Depois de uma obstrução de meses, o Marco Civil da Internet, finalmente, foi aprovado na Câmara dos Deputados. Para isso, o governo precisou abrir mão de pontos que poderiam colocar a rede sob o seu controle ou até facilitar algum tipo de censura. Da forma que restou, o projeto – que agora passará pelo Senado e a presidenta pretende sancionar no dia 22 de abril – garante a liberdade e o direito dos usuários e meios para a reparação de problemas que vierem a ocorrer no setor. Na verdade, coloca a rede ao alcance do ordenamento jurídico nacional, através de um conjunto de regras específico. Bem empregado, o Marco poderá constituir um avanço para a sociedade.

Da mesma forma que se empenha em parametrar as atividades no meio digital, governo e sociedade precisam encontrar um meio de garantir as manifestações dos movimentos ou grupos sociais que reivindicam seus direitos, evitar que esses eventos causem o caos à comunidade e que, o interesse de alguns desrespeite o direito de toda a coletividade. Diariamente, ruas e avenidas das grandes cidades e rodovias de alta densidade de tráfego são interrompidas por pequenos grupos que pedem casa, emprego, saúde, educação e outros quesitos.
 
É importante levar em consideração que, por mais justas e pertinentes que sejam as reivindicações, elas jamais deveriam tumultuar a vida do restante da população, impedindo-a de exercitar o seu direito de ir-e-vir e, principalmente, de trabalhar, estudar ou fazer as coisas do seu dia-a-dia. A luta de uns não pode prejudicar a vida de outros. Pior ainda é quando os manifestantes são levados a vandalizar instalações, queimar veículos e a promover outros atos criminosos. É preciso colocar um fim nisso tudo!
 
As autoridades não podem fazer “ouvidos de mercador” às reivindicações vindas do povo. É seu dever ouvi-las e, com toda clareza, dizer o que podem e o que não podem resolver imediatamente e, se possível, fixar (e cumprir) prazos. Os manifestantes, nessas condições, devem saber esperar e ter a certeza de que, se partirem para a violência, serão reprimidos, em nome da ordem pública. Infelizmente, o problema vem sendo empurrado com a barriga desde que surgiram as primeiras invasões violentas promovidas pelo MST e as autoridades se acovardaram. Hoje, muitos pensam que têm o direito de, com seus interesses, criar obstáculo para toda a população. Mas não têm! E as autoridades têm o dever de evitar. Poderiam, a exemplo da internet, criar um código, ou Marco Civil, definindo o que pode e o que não pode em termos de manifestações, antes que tudo se torne absolutamente incontrolável...
 
Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.