Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Integrantes do OAA estiveram com o prefeito Padre Beffa e o secretário Vanderlei Sartori Júnior na quarta-feira (03)

Em reunião realizada na quarta-feira (03), o Observatório Ambiental de Arapongas (OAA) apresentou a proposta de ampliar a parceria de trabalho com a Prefeitura Municipal. A reunião contou com a presença de membros do OAA, do prefeito padre Antônio Beffa, do secretário do Meio Ambiente, Vanderlei Sartori Júnior, além de servidores que atuam na área ambiental e em outros órgãos da administração. “Nós podemos fazer um trabalho bem mais amplo na medida em que houver um entrosamento melhor, a começar pelo curso de formação de monitores ambientais, parceria que também envolve a Universidade Estadual de Londrina”, afirmou a presidente do Observatório, Sandra Gasparotti.

A reunião também tratou sobre vários aspectos ligados à recuperação do Parque dos Pássaros, ação eleita como prioridade pelo OAA. Seus integrantes reconhecem os avanços que têm ocorrido no local, mas chamam a atenção para a falta de sinalização, de iluminação, de lixeiras e de outros itens que devem ser providenciados, antes da realização de uma campanha para que a população volte a frequentar o local de maneira mais ostensiva. Também foi solicitado à administração um exame físico-químico do solo antes do plantio de novas mudas de árvore ou de investimento em jardinagem. Um exame prévio, realizado, a pedido do OAA, por integrantes do Grupo de Estudos Avançados sobre o Meio Ambiente (Geama), da UEL, mostra que o solo pode estar necessitando de correção, além de problemas como erosão e assoreamento.

Sartori revelou que há problemas estruturais no parque. Um deles foi o uso de material de entulho e restos de construção quando do aterramento para a sua execução. O outro é a existência de ligações clandestinas que lançam esgoto in natura no local. Segundo ele, a Prefeitura está contratando um corpo técnico especializado para levantar o problema, inclusive com a possibilidade de se percorrer internamente uma galeria que desce pela Rua Tico-tico.

O prefeito Beffa solicitou ao secretário do Meio Ambiente que forneça ao OAA o planejamento das ações a serem realizadas no local. Também foi solicitada a realização da segunda audiência pública, a fim de se formatar um projeto a médio e longo prazo no Parque dos Pássaros que contemple as sugestões mais importantes apresentadas pela população na primeira audiência, realizada no primeiro semestre deste ano. Por fim, o OAA e a Secretaria do Meio Ambiente trataram sobre a necessidade de uma união maior para enfrentar outros problemas ambientais, como a recente contaminação da nascente do Rio Bandeirantes. Sartori também convidou os integrantes do OAA para uma visita aos fundos de vale do município, o que deve ocorrer nas próximas semanas.

Vanderlei de Souza - souza@onda.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.