Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Recursos do MDS apoiam os agricultores familiares que estão com dificuldades em vender a leguminosa por um preço justo no mercado

O governo federal está investindo R$ 10 milhões para comprar feijão diretamente dos agricultores familiares, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os recursos repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vão apoiar os produtores que estão com dificuldades em vender a leguminosa por um preço justo no mercado.

De acordo com o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos, a modalidade Compra Direta do PAA tem o objetivo de regularizar o preço de produtos no mercado local em momento de baixa. “Desta forma, o programa se consolida como ferramenta de abastecimento das instituições que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.”

A ação é uma medida complementar ao apoio à comercialização de feijão iniciada pela operação de Aquisição do Governo Federal em maio deste ano. A compra por meio do PAA beneficia agricultores familiares, cooperativas e organizações de produtores rurais. Para formalizar o interesse, os produtores devem procurar a Superintendência Regional da Conab no estado onde o feijão – tipos 1, 2 ou 3 – foi produzido.

Cada unidade regional definiu a maneira de operacionalizar a compra. Os produtores familiares precisam apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). No caso de associações e cooperativas, além das declarações de cada agricultor, é necessário apresentar a DAP Jurídica. O limite para aquisição no PAA é de R$ 8 mil por família no ano.

Asimp/MDS

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.