Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A atual crise econômica não pode servir de pretexto para aumentar nossa carga tributária, que já supera incríveis 36 % do PIB — uma das maiores do planeta. O impostômetro, calculado pela Associação Comercial de São Paulo, indica que atingimos uma arrecadação recorde em 2015, superior a R$ 2 trilhões.

O que se espera do governo é austeridade e eficiência. Uma drástica redução de suas despesas, com o encolhimento da gigantesca máquina pública e dos inúmeros programas sociais assistencialistas, que foram sendo criados, de forma quase irresponsável, ao longo dos últimos anos.

É preciso dar um basta na verdadeira farra em que se transformaram o Bolsa Família, Fies, Minha Casa Minha Vida, Pronatec e muitos outros programas. Também está na hora de promover uma drástica reforma em nosso sistema previdenciário.

É preciso acabar com as desonerações tributárias casuísticas, os subsídios dos empréstimos concedidos pelo BNDES a grandes grupos econômicos e as regalias de determinadas categorias e feudos. São privilégios típicos de um Estado patrimonialista, que estão destruindo o equilíbrio de nossas contas públicas.

A solução para a crise, além do ajuste fiscal, dependerá inevitavelmente do mercado externo, sobretudo do crescimento de nossas exportações.

Nessa área, o agronegócio tem sido protagonista. Já estamos exportando mais de U$ 100 bilhões em produtos de origem agropecuária, mas temos condições de vender mais, muito mais. A demanda global por alimentos permanecerá em crescimento durante longo período de tempo, em decorrência do aumento da população e do processo de urbanização dos países em desenvolvimento, como é o caso da China.

Devemos aproveitar nossas vantagens comparativas e investir cada vez mais neste setor, que tem apresentado a melhor performance. Temos disponibilidade de terras, clima adequado e tecnologia apropriada para continuar avançando na produção de alimentos, fibras, energia e florestas.

A ministra da agricultura, Kátia Abreu, está conquistando importantes progressos na abertura de novos mercados, superando barreiras sanitárias e rompendo entraves comerciais e tarifários de alguns dos mais importantes países importadores de alimentos.

Há muito que o agronegócio brasileiro se ressentia de uma política de comércio exterior mais competente e estruturada, compatível com sua importância no mercado internacional.

Podemos alcançar, em curto espaço de tempo, um novo patamar no comércio exterior, ampliando nossas exportações, com a incorporação de maior valor agregado aos nossos produtos. Dessa forma, estaremos impulsionando o desenvolvimento de uma robusta agroindústria, com maior geração de empregos e riquezas para o país.

Precisamos estimular a expansão dos mecanismos de rastreabilidade e certificação de produtos, com selos de sustentabilidade e denominação de origem. Assim, conquistaremos mercados mais sofisticados, com produtos de maior valor no mercado internacional.

Há muito o que fazer para ajustar a economia e colocar o país em uma trajetória de crescimento sustentável. O bom senso econômico sugere que se dê prioridade ao desenvolvimento de nosso agronegócio, onde temos eficiência e competitividade comprovadas.

Antonio Alvarenga é presidente da Sociedade Nacional de Agricultura

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.