Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Representantes de 33 países deram início, ontem (5), à XIII Reunião Ordinária da Organização de Informações de Mercado das Américas (OIMA), em Brasília. O objetivo do encontro, que contou com a participação de autoridades locais e do presidente da Organização, Terry Long, é fortalecer o sistema de informações agrícolas do continente americano e trazer mais transparência ao mercado.

Na solenidade de abertura, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues dos Santos, destacou o encontro como um marco no que se refere ao tratamento de informações. “Hoje em dia informação é sinônimo de sobrevivência. A Conab tem buscado aprimorar seu trabalho em cada anúncio de safra e, com isso, já temos um grau de confiabilidade muito grande no mercado”, afirmou.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Neri Geller, parabenizou a Conab pelo trabalho na produção e divulgação de informações, que segundo ele são importantes não só para o setor privado mas, principalmente, para formulação de políticas agrícolas pelo ministério. “Contem com o Brasil como parceiro, e não como concorrente”, disse aos demais membros da organização multilateral.

Já representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil, Manuel Otero, destacou a Conab como modelo de instituição a favor do abastecimento e da transparência. “A agricultura tem que ser competitiva, porém socialmente inclusiva”.

Na palestra de abertura, o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Marcelo Intini, falou sobre o valor da informação agrícola e deu um panorama da agricultura no Brasil. Segundo ele, o governo brasileiro tem hoje, por meio da Conab, capacidade para armazenar cerca de 4% da produção nacional de grãos, o que é suficiente para a regulação de estoques e o acompanhamento de preços. Intini também prestou informações sobre as políticas agrícolas mais importantes desenvolvidas no país, as medidas de apoio ao combate à insegurança alimentar e o trabalho de cálculo dos custos de produção e sua influência na economia.

Representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), falaram sobre temas como políticas de apoio à agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional no Brasil rural e informações sobre a competitividade da agricultura brasileira. O encontro também contou com a participação de representantes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

A XIII Reunião da OIMA prossegue hoje, com uma visita do grupo de delegados à Central de Abastecimento (Ceasa) do Distrito Federal. Os trabalhos terminam na sexta-feira.

Asimp/Conab

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.