Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Fator de extrema importância para a agropecuária, a agrometeorologia terá espaço de destaque no Agrobit Brasil 2019, com a realização do Hackathon do Agroclima e palestra de Heverly Morais, agrometeorologista do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Ela abrirá o hackathon, na Arena Agroinovação, falando sobre “Agrometeorologia e interfaces com a Informática" no dia 12 de novembro, logo após a solenidade de abertura do evento, que contará com a presença e palestra da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina.

A abordagem de Heverly Morais será um importante apoio aos participantes do hackathon, que também terão à disposição dados fornecidos, de forma inédita, pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A importância do tema é indiscutível quando se fala em produção. “Cerca de 80% da variabilidade da produção provêm da variabilidade climática. Fenômenos como seca, chuvas intensas e geadas, por exemplo, ocorrem com frequência e impactam a produção agrícola, a rentabilidade do agricultor e a economia do país”, destaca Heverly. 

A agrometeorologia, explica, trabalha com conhecimentos que envolvem grande volume de dados meteorológicos, previsão do tempo, zoneamento de risco agrícola, modelagem matemática, definição do melhor momento para realização de tratos culturais como semeadura, colheita, irrigação, pulverização, etc,  e muitas outras atividades ligadas ao tempo e clima. “Todos esses conhecimentos e atividades quando automatizados pela informática auxiliam e agilizam a tomada de decisão do agricultor, aumentando a eficiência na produção e redução de perdas no campo”, destaca ela.

Com sua participação no Agrobit, Heverly Morais adianta que irá mostrar a importância da Agrometeorologia para a agricultura e alguns exemplos de aplicações de ferramentas da informática como softwares e aplicativos, com enfoque na agrometeorologia.

A informática vem cada vez mais fornecendo ferramentas de suporte à Agrometeorologia. Ela acredita que, por meio desses conhecimentos, os profissionais de informática e agronomia podem contribuir com novas ideias que diminuam o risco para o produtor rural ou que agreguem valor na cadeia produtiva agrícola.

O Agrobit Brasil 2019 será realizado dias 12 e 13 de novembro, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina (PR) pela Sociedade Rural do Paraná (SRP) e F&B Eventos.

Promoção: F&B Eventos, Sociedade Rural do Paraná, Sebrae Paraná e Londrina Convention Bureau.  Patrocínio: Cocamar Máquinas (John Deere); A Brand of CNH Industrial (New Holland); Xarvio™ - Digital Farming Solutions - BASF Agricultural; AGRO100; TIM; SENAR; Integrada; Belagricola, Smart Value. Apoio: Israel Trade& Investiment Brazil; Sancor Seguros; Agrotis; Fornarolli Ciência Agrícola; Fazenda Escola; Acil; Buscagro; Agro Valley; Supra Pesquisa; Laborsolo; Embrapa; TNT Agroimersão; Terra Roxa; UEL; Cocamar, Sicredi, Esagro, Farmers Edge, Microsoft, Coopavel, Motomco, Inoxcenter, Toyopar Londrina, FIEP e Rural Clima.

Benê Bianchi/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.