Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Como sempre, o Paraná é o primeiro a colher no Brasil e no Mercosul e está tendo sorte: as chuvas não danificaram a qualidade

A colheita de trigo da safra 2015/16 já começou no estado do Paraná, ainda em pequeno volume, mas de boa qualidade, segundo a Consultoria Trigo & Farinhas. Como o clima está ameno (ao redor de 25%) e sem chuvas, espera-se que os 13% atualmente em maturação seja colhido até o final  desta semana. As primeiras ofertas de preço dos compradores giram ao redor de R$ 600,00 FOB (cerca de US$ 170/tonelada), mas os vendedores relutam em vender, esperando preços melhores segundo Luiz Carlos Pacheco, analista da Consultoria.

O relatório da Secretaria de Agricultura, divulgado nesta terça-feira, mantém os percentuais das condições das lavouras da semana passada (2% ruim, 17% regular e 81% bom/excelente) porque o clima continuou seco e ensolarado, facilitando o desenvolvimento das plantas e os tratos culturais.

As fases em que se encontram as lavouras são dados importantes neste momento, pois ingressam nos seus períodos mais susceptíveis a danos, se houver chuvas (que não estão previstas, por enquanto): 23% em desenvolvimento vegetativo, 31% em floração, 33% em frutificação e 13% em maturação.

CONAB reduz 0,22% a área plantada, 0,04% a produtividade e 0,23% a produção de trigo da safra 2015/16 no Brasil

A CONAB-Cia Brasileira de Abastecimento, ligada ao Ministério da Agricultura, divulgou nesta terça-feira os novos dados do seu 11° Levantamento da Safra de Grãos do Brasil. Para o trigo, reduziu em 0,22% a área plantada, 0,04% a produtividade e 0,23% a produção de trigo da safra 2015/16 no país, como mostra a tabela abaixo, elaborada pela Consultoria Trigo&Farinhas e que compara os dados dos dois últimos relatórios da estatal.

A redução mais significativa, de -1,84%, ocorreu na área do RS, que passou de 914 mil hectares para 897,2 mil hectares plantados. A produção esperada para o estado é de 2,36 milhões de toneladas, para um consumo interno de 1,5 milhão de moagem e 120 mil tons de semente, projetando um excesso ao redor de 980 mil toneladas, segundo Luiz Carlos Pacheco, analista da Consultoria.

No PR houve uma pequena redução de -0,31% ao redor de 4.000 hectares, ficando em 1.320,5 mil hectares. A produção esperada é de 3,91 milhões de toneladas, para um consumo interno de moagem de 2,5 milhões de tons e um uso de semente ao redor de 200 mil tons, o que projetaria um excedente de 1,22 milhão de toneladas, que seriam comercializadas com os estados vizinhos (SC, SP, MG e GO) e com o Nordeste (se houver PEPRO). Se a safra continuar boa e o dólar alto, haverá pouco espaço para a importação de trigo paraguaio para o Paraná (seu tradicional comprador), afirma Pacheco.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.