Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Líder brasileiro em produção e exportação de carne de frango, o estado pode representar até 50% das exportações avícolas em médio prazo

Ainda que penalizada por diversos reajustes em seus insumos de produção, como no caso da tarifa de energia elétrica, a avicultura brasileira teve um primeiro semestre de recordes em 2015, com o Paraná firme em sua liderança – o estado já responde por 35% das exportações de carne de frango do país. Segundo os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o volume de carne de frango exportado pelo estado – que considera produtos inteiros, cortes, salgados, processados e embutidos –, atingiu 692,76 mil toneladas, crescimento de 17,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram exportadas 588,02 mil toneladas.

O faturamento acumulado dos seis primeiros meses também cresceu 8%, alcançando US$ 1,14 bilhão arrecadados ante a US$ 1,06 bilhão em 2014. Por sua vez, o ritmo de produção paranaense tem acompanhado a demanda crescente pela proteína animal. De acordo com os dados Sindiavipar, foram abatidas 800,76 milhões de aves no primeiro semestre deste ano, alta de 5,7% ante aos 757,08 milhões registrados no mesmo período do ano anterior. Para o fechamento deste ano, o Sindiavipar projeta crescimento de 7% nas exportações e 5% em produção.

“Com os novos investimentos que as indústrias têm realizado e as expectativas de crescimento contínuo, é possível que, em um futuro próximo, o Paraná responda por até 50% dos resultados avícolas brasileiros”, antecipa o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins. A previsão do sindicato é apoiada pelos números: até o primeiro semestre de 2011, o Paraná respondia por aproximadamente 24% das exportações avícolas brasileiras.  “A avicultura faz a sua parte e gera crescimento, empregos e renda. A perspectiva certamente será favorável se os reajustes deixarem de ser incessantes”, enfatiza o dirigente.

Allan Oliveira/Asimp/Sindiavipar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.