Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, apresentou na segunda-feira (20) ao governador Beto Richa o cronograma da última campanha de vacinação contra a febre aftosa, que será lançada no dia 30 de abril. O Estado já iniciou, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o processo para se tornar área livre da doença sem a vacina, sob chancela da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

“Temos dado todo o respaldo para que o Paraná dê este importante passo, que irá valorizar nossa produção pecuária e permitirá que os produtores busquem mercados mais atrativos para exportar a produção de carne bovina e suína”, afirmou o governador Beto Richa.

No lançamento da campanha, o governador irá inaugurar uma das barreiras físicas que estão sendo implantadas nas divisas com São Paulo e Mato Grosso do Sul, que irá aperfeiçoar o sistema de vigilância sanitária e o trânsito de animais no Estado, além de nomear os servidores aprovados em concursos para reforçar a estrutura da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), executora do processo.

De acordo com Ortigara, cerca de 4 milhões de cabeças de gado e de búfalos com até 24 meses de idade serão vacinados. Com isso, não será necessária uma segunda etapa da campanha, no mês de novembro, já que os animais mais velhos já foram imunizados. “Estamos há três anos sem a circulação do vírus na América e já faz mais de dez anos que não há foco de aftosa no Paraná, por isso achamos que chegou o momento de buscar este novo status de sanidade animal”, declarou o secretário.

Abertura de mercados

O Paraná será o segundo estado brasileiro, atrás apenas de Santa Catarina, a manter a febre aftosa erradicada nos rebanhos de bovinos e bubalinos, o que permite a abertura dos mercados que remuneram melhor as carnes bovina e suína, como os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul. “O reconhecimento internacional de área livre sem a vacina é um grande passaporte para que possamos acessar outros mercados”, disse Ortigara.

O secretário ressaltou que o Paraná é, hoje, o principal produtor de aves, o terceiro de suínos e nono produtor de bovinos no País. O Estado é também um dos principais produtores de leite do Brasil, com a previsão de exportação nos próximos anos.

Requisitos

O Estado já cumpriu grande parte dos requisitos necessários para o reconhecimento, faltando apenas a reestruturação física de postos de fiscalização nas divisas com São Paulo e Mato Grosso do Sul e a nomeação dos novos servidores da Adapar.

Já foram iniciadas a construção e as reformas de postos de fiscalização, com a colaboração da iniciativa privada, que será beneficiada diretamente com o processo. Outros cinco postos já existentes serão adequados e as fiscalizações volantes, que monitoram o trânsito de animais e produtos de origem animal em todo Estado, serão reforçadas.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.