Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Sociedades rurais do Paraná, associações de raça, núcleos de criadores, a indústria e produtores rurais realizam no dia 17 de julho (sexta-feira), o Fórum “Paraná Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Vamos Debater?”. O evento será realizado das 08h30 às 16h, no Parque de Exposições de Maringá. O intuito é fazer um amplo debate com as cadeias produtivas sobre o pedido de área livre de febre aftosa sem vacinação, proposto pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), ao Mistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A programação do evento será composta por quatro palestras. A ex- secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do MS e hoje deputada federal Tereza Cristina, abordará o tema “Planejamento, Implantação e Gestão do Programa Febre Aftosa com Vacinação no Estado do Mato Grosso do Sul”. Tereza relatará o Case do foco de febre aftosa ocorrido no Estado quando estava à frente da secretaria, e quais as medidas tomadas para reestruturação das barreiras sanitárias.

Em seguida, o médico veterinário, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em Virologia e doutor em Biologia Molecular, Amauri Alfieri, falará sobre “A Defesa Sanitária Frente à Perspectiva de Nova Realidade Epidemiológica: Paraná Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação”. O tema “Normas e Legislação para Adquirir  Status de Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação” será ministrado pelo coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) do Mapa, Plinio Leite Lopes. O professor doutor da Universidade de São Paulo (USP) e responsável pelas pesquisas de carnes e leite do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Sérgio De Zen, encerrará o fórum com o tema “Análise Econômica de Setor Pecuário e Riscos Comerciais”.

De acordo com a conselheira da Sociedade Rural de Maringá (SRM) Maria Iraclézia de Araújo, "as entidades, neste momento, se mobilizam no sentido de trazer para o debate junto aos   produtores,  especialistas que possam esclarecer dúvidas de aspecto técnico, econômico, sociais e de legislação. Vale ressaltar que o status solicitado pelo Governo é importante e tem os seus benefícios, porém é preciso considerar os riscos que são reais, dado a complexidade de se controlar as áreas de fronteiras, bem como os impactos gerados por esta decisão”, esclarece.

Segundo o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Moacir Sgarioni, o assunto teria que ter sido melhor discutido antes de o Paraná fazer a solicitação ao Mapa, e que é fundamental elencar e tornar de conhecimento de todos os prós e os contras da suspensão da vacinação. O diretor do Frigorífico Astra do Paraná Jeremias Silva Júnior, também ponderou que se de fato for aprovado o pedido de “Paraná Livre de Febre Aftosa sem Vacinação”, muitos frigoríficos que exportam e industrializam a carne podem migrar para outros estados, devido à falta de matéria-prima, podendo gerar com isso, uma diminuição no número de postos de trabalho no Paraná.

Asimp/SRP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.